Brincando com a Torre de Hanói e descobrindo fractais: Uma sugestão de atividade para o Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2007.353Palavras-chave:
Torre de Hanói, Sugestão de Atividade, Geometria Fractal, Informática na Educação Matemática, ExcelResumo
A proposta deste trabalho é relatar uma experiência envolvendo a Torre de Hanói, explorar alguns conteúdos matemáticos, tais como: seqüências numéricas, regra de recorrência, uso compreensivo da calculadora científica, leitura de grandes números, além de levar uma atividade lúdica para a sala de aula e fazer com que os alunos pensem criativamente. O professor que desejar se aventurar um pouco mais pode ainda explorar a idéia de Geometria Fractal com o uso de planilhas eletrônicas, pois nos movimentos dos discos da Torre de Hanói observa-se a auto-semelhança que uma característica dos Fractais.
Referências
DELLA NINA, Clarissa T. Modelagem Matemática e Novas Tecnologias: uma alternativa para a mudança de concepções em matemática. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Faculdade de Química, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PortoAlegre, 2004.
DELLA NINA, Clarissa T; SILVA Mercedes M. Fractais na vida das pessoas. In: ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE MATEMÁTICA DA REGIÃO SUL, 11., 2005, Santa Maria. Anais... Santa Maria: UNIFRA, 2005.1 CD-ROM
GARBI, Gilberto G. O romance das equações algébricas: A história da álgebra.São Paulo:Makron Books, 1997.
O mundo dos Fractais. Disponível em: <http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm14/index.htm >Acesso em: 06 jan. 2007
ONUCHIC, Lourdes de la R., ALLEVATO, Norma S. G. Novas reflexões sobre o ensino-aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. In: BICUDO Maria A. V., BORBA, Marcelo de C. (Org.) Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004.
POLYA, George. Como resolvê-lo. 1990. Disponível em: <http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/polya_solveit/traducaocoment.htm> Acesso em:10 jun 2005.
SHINE, Carlos Yuzo ATorre de Hanói. Disponível em:Acesso em 25 jul 2006
SLOMP, Paulo Francisco. ATorre de Hanoi - Jean Piaget. Disponível em:< http://www.ufrgs.br/faced/slomp/edu01136/hanoi.htm>Acesso em: 25 jul 2006
WATANABE, Renate. Vale para 1, para 2, para 3,... Vale sempre? Revista do professor de Matemática.. Vol.9. SBM. São Paulo, 1986.