Brincando com a Torre de Hanói e descobrindo fractais: Uma sugestão de atividade para o Ensino Médio

Autores

  • Clarissa Trojack Della Nina Professora I.E.E. Vasconcelos Jardim - General Câmara/RS

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2007.353

Palavras-chave:

Torre de Hanói, Sugestão de Atividade, Geometria Fractal, Informática na Educação Matemática, Excel

Resumo

A proposta deste trabalho é relatar uma experiência envolvendo a Torre de Hanói, explorar alguns conteúdos matemáticos, tais como: seqüências numéricas, regra de recorrência, uso compreensivo da calculadora científica, leitura de grandes números, além de levar uma atividade lúdica para a sala de aula e fazer com que os alunos pensem criativamente. O professor que desejar se aventurar um pouco mais pode ainda explorar a idéia de Geometria Fractal com o uso de planilhas eletrônicas, pois nos movimentos dos discos da Torre de Hanói observa-se a auto-semelhança que uma característica dos Fractais.

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Publicado

01-01-2007

Como Citar

TROJACK DELLA NINA, C. . Brincando com a Torre de Hanói e descobrindo fractais: Uma sugestão de atividade para o Ensino Médio. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 50, 2007. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2007.353. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/353. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relato(s) de Experiência