Um diálogo sobre o crivo de Eratóstenes: Relato de uma experiência com correio eletrônico

Autores

  • Helena Noronha Cury Professora, PUCRS
  • Lucas Werkmeister Albert-Einstein-Gymnasium

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2007.352

Palavras-chave:

números primos, crivo de Eratóstenes, desenvolvimento cognitivo

Resumo

Neste relato, é apresentado um diálogo entre um aluno de 7ª série e uma professora de Matemática, por meio de correio eletrônico. As mensagens foram gravadas, sendo posteriormente analisadas. Inicialmente, o estudante manifesta curiosidade sobre a maneira mais fácil de verificar se um determinado número é primo. A partir da resposta da professora, da continuação do diálogo e de buscas na Internet, o estudante produz um trabalho criativo sobre maneiras de encontrar números primos. A experiência mostra que é possível atingir um nível cognitivo mais elevado, com a mediação de recursos tecnológicos, como correio eletrônico, software e Internet.

Referências

BORBA, Marcelo de C.; PENTEADO, Miriam G. Informática e Educação Matemática. Belo Horizonte:Autêntica, 2001.

CONFREY, Jere. The constructivist. In CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR THE PSYCHOLOGY OF MATHEMATICS EDUCATION, 11., 1987, Montreal. Proceedings… Montreal: PME, 1987. p. 307-317.

FOSSA, John A. Introdução à Teoria Elementar dos Números Primos. Natal, RN: Cooperativa Cultural da UFRN, 2003.

HERSH, Reuben. Some proposals for reviving the philosophy of mathematics. Advances in Mathematics, n. 31, p. 31-50, 1979.

MATHICA...und Mathematik wird zum Abenteuer. Stuttgart: Heureka-Klett Softwareverlag, 2002. CR-ROM.

SANTOS, José P. de O. Introdução à Teoria dos Números. Rio de Janeiro: IMPA, CNPq, 1998.

SAUER, Laurete Z. O diálogo matemático e o processo de tomada de consciência da aprendizagem em ambientes telemáticos. 2004. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio grande do Sul, Porto Alegre, 2004.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes,1989.

VALENTE, José A. Por quê o computador na educação? Disponível em: <http://www.proinfo.mec.gov.br >Acesso em: 13 jul. 2006.

Downloads

Publicado

01-01-2007

Como Citar

NORONHA CURY , H. .; WERKMEISTER , L. . Um diálogo sobre o crivo de Eratóstenes: Relato de uma experiência com correio eletrônico. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 50, 2007. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2007.352. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/352. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relato(s) de Experiência