Um diálogo sobre o crivo de Eratóstenes: Relato de uma experiência com correio eletrônico

Autores

  • Helena Noronha Cury Professora, PUCRS
  • Lucas Werkmeister Albert-Einstein-Gymnasium

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2007.352

Palavras-chave:

números primos, crivo de Eratóstenes, desenvolvimento cognitivo

Resumo

Neste relato, é apresentado um diálogo entre um aluno de 7ª série e uma professora de Matemática, por meio de correio eletrônico. As mensagens foram gravadas, sendo posteriormente analisadas. Inicialmente, o estudante manifesta curiosidade sobre a maneira mais fácil de verificar se um determinado número é primo. A partir da resposta da professora, da continuação do diálogo e de buscas na Internet, o estudante produz um trabalho criativo sobre maneiras de encontrar números primos. A experiência mostra que é possível atingir um nível cognitivo mais elevado, com a mediação de recursos tecnológicos, como correio eletrônico, software e Internet.

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Publicado

01-01-2007

Como Citar

NORONHA CURY , H. .; WERKMEISTER , L. . Um diálogo sobre o crivo de Eratóstenes: Relato de uma experiência com correio eletrônico. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 50, 2007. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2007.352. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/352. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Relato(s) de Experiência