Conhecimento Tácito e Educação Matemática

Autores

  • Cláudio Saiani Professor, UFF/Pádua, RJ

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2007.350

Palavras-chave:

Epistemologia, Conhecimento tácito, Polanyi, Educação Matemática

Resumo

Para Michael Polanyi, sabemos muito mais do que podemos relatar: o conhecimento explícito é uma parte ínfima em relação ao conhecimento tácito, do qual fazem parte as percepções daquele que conhece, bem como sua própria história de vida. Analisamos, sob a ótica do conhecimento tácito, a relação professor-aluno e o ensino de Matemática, propondo a utilização do referencial polanyiano para superar um modelo de escola industrialista, criado para suprir as necessidades de uma educação de massa, mas que parece não preparar adequadamente os estudantes nem para o "mundo do trabalho" nem para a "vida acadêmica".

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Publicado

01-01-2007

Como Citar

SAIANI, C. . . Conhecimento Tácito e Educação Matemática . Boletim GEPEM, [S. l.], n. 50, 2007. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2007.350. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/350. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos