Analisando a Postura do Professor de Matemática ao Usar a Construção de Jogos Eletrônicos como Proposta Pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2007.349Palavras-chave:
Construcionismo, Formação de Professores, Tecnologias Educacionais, Jogos Eletrônicos, RPGResumo
O presente artigo aborda as características que compõem a postura do professor de Matemática (que pode ser extensiva a professores de outras áreas) que utiliza a construção e a aplicação de jogos eletrônicos como proposta pedagógica. Tais características aparecem em ambientes que adotam o Construcionismo e a utilização de jogos, assim como, em um ambiente que usufrui de ambos ao mesmo tempo, como o que é adotado quando se constrói e aplicam-se jogos eletrônicos. As ações de auxiliar, compartilhar processos, definir problemas, desafiar, gerenciar, perguntar e servir como modelo, apresentam-se como características importantes de serem observadas por professores que desejam ou que já utilizam tal proposta pedagógica em sala de aula. Assim, esse artigo traz uma importante contribuição no que se refere a informações pertinentes sobre observações feitas em relação à postura do professor de Matemática e exemplos de situações que ocorrem quando se trabalha com jogos eletrônicos visando à construção do conhecimento matemático dos aprendizes em questão.
Referências
FRÓES, J. R. M. O Papel do Facilitador no Ambiente Logo. In: VALENTE, J. A. (Org.) O Professor noAmbiente Logo: formação e atuação. Campinas: UNICAMP/NIED, 1996.
MACEDO, L.; PETTY, A. L. S.; PASSOS, N. C. Aprender com jogos e situações- problema. PortoAlegre:Artes Médicas Sul, 2000.
MALTEMPI, M. V. Construcionismo: pano de fundo para pesquisas em informática aplicada à educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. C. (Org.), Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Editora Cortez, 2004.
ROSA, M. Role Playing Game Eletrônico: uma tecnologia lúdica para aprender e ensinar Matemática. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - UNESP, Rio Claro (SP), Brasil, 2004.
VALENTE, J. A. O Papel do Professor no Ambiente Logo. In: VALENTE, J. A. (Org.) O Professor no Ambiente Logo: formação e atuação. Campinas: UNICAMP/NIED, 1996.