A formação de educadores do ProJovem Campo - Saberes da Terra e o ensino de conteúdos estatísticos

Autores

  • Luciana Rufino de Alcântara Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica
  • Carlos Eduardo Ferreira Monteiro Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica – Edumatec/UFPE
  • Iranete Maria da Silva Lima Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica – Edumatec/UFPE

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.34

Palavras-chave:

Ensino de Estatística, ProJovem Campo – Saberes da Terra, Integração de Saberes, Educação do Campo, Formação de Educadores

Resumo

A Educação do Campo possui instrumentos pedagógicos para melhor atender a população que historicamente tem tido desvantagens no processo de escolarização. Um desses instrumentos é a Integração de Saberes entre as áreas do conhecimento e as realidades camponesas. O Programa ProJovem  Campo  –  Saberes  da  Terra–  foi  concebido  a  partir  dessa  abordagem.  Neste  artigo trazemos  um  recorte  de  uma  pesquisa  que  investigou  a  formação  de  educadores  no  referido Programa  em  Pernambuco,  enfocando, em  particular,  o  perfil  de  formação  e  profissional  dos educadores que atuavam  nas áreas de  Ciências da  Natureza  e  Matemática,  bem  como  alguns aspectos da formação sobre o ensino de conteúdos estatísticos. Os dados foram coletados a partir de questionários e analisados com base em categorias que emergiram das respostas dos participantes. A pesquisa forneceu elementos para o debate sobre o ensino de Estatística em Escolas do Campo.

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Publicado

01-06-2014

Como Citar

RUFINO DE ALCÂNTARA, L. .; FERREIRA MONTEIRO, C. E. .; SILVA LIMA, I. M. da . A formação de educadores do ProJovem Campo - Saberes da Terra e o ensino de conteúdos estatísticos. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 65, p. 80–94, 2014. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.34. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/34. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos