Relato de urna implementacño de urna disciplina de Cálculo na Arquitetura

Autores

  • Gilda de La Rocque Palis Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2008.337

Palavras-chave:

Cálculo na Arquitetura, Computadores em Cálculo, Educacáo Matemática Universitária, Professor-pesquisador

Resumo

Este trabalho descreve urna experiencia de desenvolvimento curricular na disciplina de Cálculo no curso de Arquitetura. Ele apresenta a génese, o desenho e a implementacáo da proposta curricular e analisa alguns resultados. O referencial que sustenta a proposta, implantacáo e análise de resultados baseia-se em teorías da Educacáo Matemática.

Referências

Edwards, C. H.; Penney, D. E. Cálculo com Geometria Analítica. V. 1, 4. ed. Prentice-Hall do Brasil, 1997.

Ferrara, F.; Pratt, D.; Robutti, O. The Role and Uses ofTechnology for the Teaching of Algebra and Calculus. In: Gutiérrez, Angel e Boero, Paolo (eds.). Handbook of Research on the Psychology of Mathematics Education. Rotterdam: Sense, p.237-273, 2006.

F orquin. J-C. Eseola e Cultura. Porto Alegre: Artes Médicas. 1993.

Jesus, A. Winplot. Revista do Professor de Matemática, 4 7, p.41-44, 2001. Lima, E. L. Medida e forma em Geometria. Rio de Janeiro: ImpaNitae, (s/d).

Monaghan, J.; Shyashiow, S.; Tall, D. Construction of the Limit Concept with a Computer Algebra System, Anais do PME 18, p. 279-286, 1994.

O'Connor, J.; Robertson, E. F. Mathematics and Architecture, 2002 . Disponível no site: http://www.history.mcs.st-andrews.ac.uk/HistTopics/Architecture.html

Orton, A. Student's understanding of integration. Educational Studies in Mathematics, 14,p. 1-18, 1983.

Palis, G. L. R. Comprimento da Circunferencia no Ensino Elementar. Revista do Professor de Matemática, 14, p.29-3 7, 1989.

_____. Tecnologia, gráficos e equacóes. Revista do Professor de Matemática, 26, p.30-38, 1994.

Downloads

Publicado

01-01-2008

Como Citar

ROCQUE PALIS, G. de L. . Relato de urna implementacño de urna disciplina de Cálculo na Arquitetura. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 52, 2008. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2008.337. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/337. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relato(s) de Experiência