Trabalho Colaborativo Mediado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação do Professor de Matemática: Indícios de Mudança da Cultura Docente
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2008.336Palavras-chave:
Cultura Docente, Desenvolvimento Docente, Trabalho Colaborativo, Tecnologias de Informação e ComunicaçãoResumo
Este estudo, de cunho qualitativo, investiga as aprendizagens de duas professoras de Matemática de uma escola catarinense, tendo em vista o desejo de utilizar as tecnologias de informação e comunicação na prática escolar. A pesquisa aponta para a necessidade e a importância dessas ferramentas serem incorporadas à cultura docente tendo em vista a formação dos estudantes, futuros professores e o próprio desenvolvimento de uma cultura profissional dos professores. Vislumbra um professor que vê ampliadas, com as tecnologias de informação e comunicação, as possibilidades de propiciar subsídios à sua prática pedagógica e de acompanhar o desenvolvimento de seu campo profissional e científico.
Referências
PENTEADO, M.; BORBA, M.C. (org.). A informática em ação: formação de professores, pesquisa e extensão. São Paulo: Olho d'Água, 2000.
PÉREZ GÓMEZ, A. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: Artmed, 2001.
PONTE, J.P. O estudo de caso na investigação em educação matemática. Quadrante, v.3, n.1, 1994.
. Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: que desafios? Revista Iberoamericana de Educación, Espanha, n. 24, 2000.
PONTE et al. O contributo das tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento do conhecimento e da identidade profissional. In FIORENTINI, D (org). Formação de professores de matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas: Mercado de Letras, 2003.
PRETTO, N. de L. Desafios da educação na sociedade do conhecimento. Revista de Educação CEAP, Salvador, n. 38, 2002.
SILVA, M. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2001.
ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Educa, Lisboa, 1993.