A Matemática na Escola dos Sem-Terra: Uma Abordagem Etnomatemática
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2008.335Palavras-chave:
Etnomatemática, Sem-Terra, Educação Matemática, Conhecimento CulturalResumo
Vislumbramos com este artigo apresentar algumas considerações pertinentes à estrutura pedagógica, metodológica e ideológica da escola dos Sem-Terra, visando a evidenciar a Matemática praticada neste contexto cultural. Tal objetivo fundamenta-se na leitura e análise de estudos atinentes ao conhecimento matemático presente neste contexto, bem como nos dados provenientes de revisão bibliográfica realizada acerca do histórico do movimento, do processo de institucionalização da escola dos Sem -Terra e dos princípios ideológicos que norteiam o projeto político pedagógico da mesma. Desta revisão bibliográfica é feita uma análise de como a valorização da Matemática presente nas atividades cotidianas de um determinado grupo social contribui para o resgate cultural do próprio coletivo, assim como para o fortalecimento do mesmo e para a valorização e preservação do conhecimento construído socialmente pelos sujeitos que interagem neste contexto.
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