Educação Matemática Crítica: Discutindo sobre suas Perspectivas e Contribuições para o Ensino-Aprendizagem da Matemática

Autores

  • NilcéiaAparecida Maciel Pinheiro Professora da UTFPR - Campus Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2008.334

Palavras-chave:

Educação Matemática Crítica, ensino-aprendizagem

Resumo

Estudos realizados por Ole Skovsmose e, também, por outros autores, demonstram a importância de desenvolver o ensino-aprendizagem de matemática dentro de uma perspectiva crítica. A questão neste artigo é trazer algumas reflexões sobre a Educação Matemática Crítica, no que diz respeito às perspectivas que tal tendência considera importante para o trabalho em sala de aula. A partir de tal discussão é relatada uma experiência que foi desenvolvida com alunos da 1ª. série do Ensino Médio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Campus Ponta Grossa. Tal experiência visou despertar os alunos para uma visão mais crítica e reflexiva acerca do conhecimento matemático através da pesquisa, leitura, debate e análise de textos de revistas de divulgação científica, os quais relacionavam a matemática com a sociedade, com a ciência ou com a tecnologia. As atividades desenvolvidas permitiram, segundo avaliação dos alunos, o entendimento de que todo o conhecimento é socialmente construído, comprometido, interligado. Isso nos faz concluir que muito mais do que levar os alunos a aprender matemática, é preciso despertá-los para a necessidade de interpretar, refletir e discutir sobre tal conhecimento.

Referências

NOBREGA, Clemente. Tudo está em jogo. SuperInteressante, n. 175, p. 68-73, abr. 2002.

PINHEIRO, Nilcéia A. M. Educação crítico-reflexiva para um Ensino Médio científico tecnológico: a contribuição do enfoque CTS para o ensino-aprendizagem do conhecimento matemático. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005. 306 p.

POSTMAN, Neil. Tecnopólio: a rendição da cultura à tecnologia. São Paulo: Nobel, 1994. 164 p.

SKOVSMOSE, O. Mathematics as part of technology. Educational Studies in Mathematics, Dordrecht, v. 19, p. 23-41, 1988.

. Cenários para Investigação. Bolema, Rio Claro, n. 14, p. 66-91, 2000.

. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Campinas:Papirus, 2001a. 160 p.

. Em direção à Educação Matemática Crítica. In: . Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Campinas: Papirus, 2001b. p. 97-126.

. Matemática em ação. In: BICUDO, Maria A. V.; BORBA, Marcelo de C. (Orgs.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez,2004. p. 30-57.

Downloads

Publicado

01-01-2008

Como Citar

MACIEL PINHEIRO , N. . Educação Matemática Crítica: Discutindo sobre suas Perspectivas e Contribuições para o Ensino-Aprendizagem da Matemática. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 52, 2008. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2008.334. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/334. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos