Educação Matemática Crítica: Discutindo sobre suas Perspectivas e Contribuições para o Ensino-Aprendizagem da Matemática
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2008.334Palavras-chave:
Educação Matemática Crítica, ensino-aprendizagemResumo
Estudos realizados por Ole Skovsmose e, também, por outros autores, demonstram a importância de desenvolver o ensino-aprendizagem de matemática dentro de uma perspectiva crítica. A questão neste artigo é trazer algumas reflexões sobre a Educação Matemática Crítica, no que diz respeito às perspectivas que tal tendência considera importante para o trabalho em sala de aula. A partir de tal discussão é relatada uma experiência que foi desenvolvida com alunos da 1ª. série do Ensino Médio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Campus Ponta Grossa. Tal experiência visou despertar os alunos para uma visão mais crítica e reflexiva acerca do conhecimento matemático através da pesquisa, leitura, debate e análise de textos de revistas de divulgação científica, os quais relacionavam a matemática com a sociedade, com a ciência ou com a tecnologia. As atividades desenvolvidas permitiram, segundo avaliação dos alunos, o entendimento de que todo o conhecimento é socialmente construído, comprometido, interligado. Isso nos faz concluir que muito mais do que levar os alunos a aprender matemática, é preciso despertá-los para a necessidade de interpretar, refletir e discutir sobre tal conhecimento.
Referências
NOBREGA, Clemente. Tudo está em jogo. SuperInteressante, n. 175, p. 68-73, abr. 2002.
PINHEIRO, Nilcéia A. M. Educação crítico-reflexiva para um Ensino Médio científico tecnológico: a contribuição do enfoque CTS para o ensino-aprendizagem do conhecimento matemático. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005. 306 p.
POSTMAN, Neil. Tecnopólio: a rendição da cultura à tecnologia. São Paulo: Nobel, 1994. 164 p.
SKOVSMOSE, O. Mathematics as part of technology. Educational Studies in Mathematics, Dordrecht, v. 19, p. 23-41, 1988.
. Cenários para Investigação. Bolema, Rio Claro, n. 14, p. 66-91, 2000.
. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Campinas:Papirus, 2001a. 160 p.
. Em direção à Educação Matemática Crítica. In: . Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Campinas: Papirus, 2001b. p. 97-126.
. Matemática em ação. In: BICUDO, Maria A. V.; BORBA, Marcelo de C. (Orgs.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez,2004. p. 30-57.