Qual a Função Sociopolítica da Matemática na Educação Financeira?

Autores

  • Angelo Fernando Fiori Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNICHAPECÓ
  • Luci Marchiori dos Santos Bernardi Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNICHAPECÓ

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.33

Palavras-chave:

Consumismo, Educação Matemática Crítica, Ideologia da Certeza, Empowerment

Resumo

Este  artigo  objetiva  analisar  a  matemática  presente  na  Educação  Financeira,  sua  função  e implicação sociopolítica. Compreendendo a Educação Financeira enquanto processo histórico, percebe-se qual a intencionalidade da matemática por aquela difundida: condutora de ações de um sistema que cada vez mais alienador.  A Matemática deve, porém, empoderar os sujeitos com ferramentas que lhes permitam questionar seu entorno, quebrando o vínculo com a ideologia da certeza e construindo uma Matemática próxima às realidades e libertadora. Preocupar-se com a função sociopolítica da Matemática perpassa pelas salas de aula, onde educadores e educandos possam criticamente desconstruir uma matemática mercadológica e reconstruí-la as vistas da inclusão de todos.

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Publicado

01-06-2014

Como Citar

FERNANDO FIORI, A. .; SANTOS BERNARDI, L. M. dos. Qual a Função Sociopolítica da Matemática na Educação Financeira?. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 65, p. 69–79, 2014. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.33. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/33. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos