Qual a Função Sociopolítica da Matemática na Educação Financeira?

Autores

  • Angelo Fernando Fiori Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNICHAPECÓ
  • Luci Marchiori dos Santos Bernardi Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNICHAPECÓ

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.33

Palavras-chave:

Consumismo, Educação Matemática Crítica, Ideologia da Certeza, Empowerment

Resumo

Este  artigo  objetiva  analisar  a  matemática  presente  na  Educação  Financeira,  sua  função  e implicação sociopolítica. Compreendendo a Educação Financeira enquanto processo histórico, percebe-se qual a intencionalidade da matemática por aquela difundida: condutora de ações de um sistema que cada vez mais alienador.  A Matemática deve, porém, empoderar os sujeitos com ferramentas que lhes permitam questionar seu entorno, quebrando o vínculo com a ideologia da certeza e construindo uma Matemática próxima às realidades e libertadora. Preocupar-se com a função sociopolítica da Matemática perpassa pelas salas de aula, onde educadores e educandos possam criticamente desconstruir uma matemática mercadológica e reconstruí-la as vistas da inclusão de todos.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas, RJ: Zahar, 1999.

. Vida para o Consumo: a transformação de pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

BORBA, Marcelo de Carvalho; ARAÚJO, Jussara de Loiola (Org.) Pesquisa qualitativa em educação matemática. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

BRASIL, Decreto n. 7.397 de 22 dez. de 2010. ENEF: Estratégia Nacional de Educação Financeira. Publicada no diário Oficial da União em 23 dez. 2010. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7397.htm> Acesso em: 05 nov. 2013.

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais Mais Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos parâmetros curriculares nacionais. 1998a. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf>. Acesso em: 12 nov. 2013.

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. 1998b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf> . Acesso em: 12 nov. 2013.

BRAUNSTEIN, Sandra; WELCH, Carolyn. Financial literacy: an overview of practice, research, and policy. Federal Reserve Bulletin, Nov. 2002. Disponível em: <http://www.federalreserve.gov/pubs/bulletin/2002/1102lead.pdf>. Acesso em: 13 ago. 2013.

CHIARELLO, Ana Paula Rohrbek. Educação financeira crítica: novos desafios na formação continuada de professores. Dissertação de Mestrado. (Programa de Pós-graduação stricto sensu em Educação). 147 p. Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó SC, 2014.

DIAS, Robson Santos; SILVA NETO, Romeu e. Uma análise das transformações espaciais decorrentes da passagem do regime fordista para os regimes flexíveis de acumulação. Vértices. v. 6, n. 2, p 9-38, mai/ago 2004. Disponível em:<http://www.essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809 -2667.20040008/92>. Acesso em: 14 ago. 2013.

ENEF. Plano diretor. 2011. Disponível em: <http://www.vidaedinheiro.gov.br/Imagens/Plano%20Diretor%20ENEF.pdf>. Acesso em: 12 nov.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: UnB, 2001.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. 6 ed. São Paulo: Autores Associados, 1984.

. Pedagogia do oprimido. 41 ed. São Paulo: Cortez, 2005.

KISTEMANN JÚNIOR, M. A. Sobre a produção de significados e a tomada de decisão de indivíduos-consumidores. Tese de Doutorado. (Programa de Pós-graduação em Educação Matemática), Instituto de Geociências De Ciências Exatas, Campus de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2011. Disponível em: <http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/brc/33004137031P7/2011/kistemannjunior_ma_dr_rcla.pdf>. Acesso em: 14 ago. 2013.

LAPYDA, Ilan. A “financeirização” do capitalismo contemporâneo: uma discussão sobre as teorias de François Chesnais e David Harvey. 223 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia). São Paulo, 2011. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde -30092011-

/pt-br.php> . Acesso em 14 ago. 2013.

MANFREDINI, Andreza Maria Neves. Pais e filhos: um estudo da educação financeira em famílias na fase de aquisição. 2007. (Dissertação em Psicologia Clínica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.Disponível em:<http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp040678.pdf >. Acesso em: 13 ago. 2013.

MATOS, João Filipe. Matemática, educação e desenvolvimento social: questionando mitos que sustentam opções actuais em desenvolvimento curricular em matemática. 2005. Disponível em:. Acesso em: 18 out.2014.

MOREIRA, Alice da Silva. Valores e dinheiros: um estudo transcultural das relações entre prioridades de valores e significado do dinheiro para indivíduos. Tese de Doutorado. (Doutorado em Psicologia), Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2000.

MUNDY, Shaun. Financial education programmes in school: analysis of selected current programmes and literature draft recommendations for best practices. OCDE journal: General papers, volume 2008/3. OCDE, 2008.Disponível em:<http://www.finrep.kiev.ua/download/finedu_programmes_in_schools_2008.pdf>. Acesso em: 13 ago. 2013.

OCDE (Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico). Financial Education Project. Assessoria de Comunicação Social, 2004. Disponível em:<http://www.oecd.org/daf/financialmarketsinsuranceandpensions/financialeducation/33865427.pdf>. Acesso em: 14 ago. 2013.

. Recommendation on principles and good practices for financial education and awareness. 2005. Disponível em:<http://www.oecd.org/finance/financialeducation/35108560.pdf>. Acesso em: 13 ago.2013.

SILVA, Amarildo Melchiades da; POWELL, Arthur Belford. Uma experiência de design em educação matemática: o projeto de educação financeira escolar. 2011. 16p. Projeto de Pesquisa (Estágio Pós-Doutoral em Educação Matemática) - Rutgers, the State University of New Jersey/ USA.

SKOVSMOSE, Ole. Desafios da reflexão em educação matemática crítica. Campinas - SP: Papirus, 2008.

. Educação matemática crítica: a questão da democracia. Campinas-SP: Papirus,2001.

Downloads

Publicado

01-06-2014

Como Citar

FERNANDO FIORI, A. .; SANTOS BERNARDI, L. M. dos. Qual a Função Sociopolítica da Matemática na Educação Financeira?. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 65, p. 69–79, 2014. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.33. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/33. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos