Ensino de números relativos por meio de atividades com calculadoras e jogos de regras

Autores

  • Pedro Franco de Sá Professor, UEPA/UNAMA
  • Rosangela Cruz da Silva Professora, SEDUC-PA
  • Antônio José de Barros Neto Professor, UEPA
  • Fábio José da Costa Alves Professor, UEPA/UNAMA

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2009.320

Palavras-chave:

Educação, Ensino de números relativos, Uso didático da calculadora

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma experiência didática no ensino das operações com números relativos que objetivou verificar a viabilidade do ensino das operações envolvendo números relativos por meio de atividades com calculadora simples para que as regras operatórias sejam percebidas pelos estudantes sem a enunciação prévia das mesmas pelo professor. A experiência foi desenvolvida numa turma de 6ª série com 32 alunos de uma escola pública da cidade de Belém e ocorreu por meio dos seguintes momentos: diagnóstico, elaboração das atividades, aplicação das atividades e análise dos resultados. Estes apontam para viabilidade do ensino das operações com números relativos por meio da proposta desenvolvida.

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Publicado

01-01-2009

Como Citar

SÁ , P. F. de .; CRUZ DA SILVA , R. .; BARROS NETO, A. J. de .; COSTA ALVES , F. J. da . Ensino de números relativos por meio de atividades com calculadoras e jogos de regras. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 54, 2009. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2009.320. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/320. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relato(s) de Experiência