Ensino de números relativos por meio de atividades com calculadoras e jogos de regras
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2009.320Palavras-chave:
Educação, Ensino de números relativos, Uso didático da calculadoraResumo
Este trabalho apresenta os resultados de uma experiência didática no ensino das operações com números relativos que objetivou verificar a viabilidade do ensino das operações envolvendo números relativos por meio de atividades com calculadora simples para que as regras operatórias sejam percebidas pelos estudantes sem a enunciação prévia das mesmas pelo professor. A experiência foi desenvolvida numa turma de 6ª série com 32 alunos de uma escola pública da cidade de Belém e ocorreu por meio dos seguintes momentos: diagnóstico, elaboração das atividades, aplicação das atividades e análise dos resultados. Estes apontam para viabilidade do ensino das operações com números relativos por meio da proposta desenvolvida.
Referências
KIMURA, C. F. K. O Jogo como ferramenta no trabalho com números negativos: um estudo sob a perspectiva da epistemologia genética de Jean Piaget. 262p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2005.
LINARDI, P.R. Quatro jogos para números inteiros: uma análise. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) Rio Claro: UNESP, 1999.
MEDEIROS, A.; MEDEIROS, C. Números negativos: uma história de incertezas.
BOLEMA, São Paulo, v. 7, n. 8, p. 49-59, 1992.
MEDEIROS, K. M. de. A influência da calculadora na resolução de problemas matemáticos abertos. In: VIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2004. Recife. Anais...Recife. 1 CD-ROM.
PASSONI, J.C. (Pré)-Álgebra: introduzindo os números inteiros negativos. 226p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2002.
PEREIRA, T. M. Matemática 6ª Série: melhoria do ensino de ciências e matemática. 2ed. Ijuí: UNIJUÍ, 1991. 130p.
SÁ, P. F. de. Ensinando Matemática através da Redescoberta. Traços. Belém, v. 2, n.3, p. 77-81, 1999.
SÁ, P. F., et all. Calculadora em sala de aula: uma experiência no ensino de números relativos. In: III Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2006. Águas de Lindóia. Anais ... Águas de Lindóia 1 CD-ROM. 2006.
SÁ, P. F. de; JUCÁ, R. S. A máquina de calcular como recurso didático no ensino dos números decimais. In: XVII ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE NORDESTE. 2005. Belém. Anais... Belém. 1 CD-ROM.