Dificuldades e pensamento matemático avançado evidenciados por graduandos em tarefas sobre demonstrações matemáticas

Autores

  • Debora Cristiane Barbosa Kirnev Professora, Unopar- Universidade Norte do Paraná
  • Angela Marta Pereira das Dores Savioli Professora, UEL- Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.32

Palavras-chave:

Educação Matemática, Demonstrações, Pensamento Matemático Avançado, Conjuntos, Funções

Resumo

O presente artigo é parte de uma investigação que buscou elencar dificuldades relacionadas às formas de demonstrações matemáticas evidenciadas em registros escritos de graduandos do curso de matemática de uma universidade norte paranaense em tarefas abordando conjuntos e funções. A discussão  e as análises ocorreram apoiando-se  em  tipos de  demonstrações e em  processos de desenvolvimento do pensamento matemático avançado, verificando que os processos de representação foram mais evidenciados que os de abstração. Concluiu-se que as dificuldades evidenciadas nos registros escritos dos participantes da pesquisa foram: a escolha da forma de demonstração, dificuldades inerentes ao conteúdo e à escrita na linguagem matemática ou materna.

Referências

BALACHEFF, N./ Processus de preuve et situations de validation. In: Educational Studies in Mathematics, v. 18, n. 2, p.147-176, 1987.

BALACHEFF, N. / The researcher epistemology: a deadlock for educational research on proof. Les Cahiers du Laboratoire Leibniz, Grenoble, n. 109, 2004.

DOMINGUES, H. H. ; IEZZI, G./ Álgebra Moderna. 4ª ed. São Paulo: Atual, 2003.

DREYFUS, T./ Advanced Mathematical Thinking Processes. In: Tall, D./ Advanced mathematical thinking. Dordrecht: Kluwer, p. 25-41, 1991.

HANNA, G., BARBEAU, E./ Proofs as bearers of mathematical knowledge. ZDM Mathematics Education, n. 40, p. 345 -353, 2008.

MARIOTTI, M. A.; BALACHEFF, N./ Introduction to the special issue on didactical and epistemological perspectives on mathematical proof. ZDM Mathematics Education, Heidelberg, v.40, n. 3, p. 341-344, 2008.

MOREIRA, P. C.; DAVID, M. M. M.S./ A formação matemática do professor: licenciatura e prática docente escolar. Belo Horizonte: Autêntica, p. 22-23, 2005.

PONTE, J. P.; BOAVIDA, A.; GRAÇA, M. & ABRANTES, P./ Didática da Matemática. Lisboa: DES do ME., 1997.

RAV, Y./ Why Do We Prove Theorems? Philosophia Mathematica, Oxford, 1999, TALL, D./ The psychology of advanced mathematical thinking. In: Tall, D./ Advanced mathematical thinking. Dordrecht: Kluwer, p. 3-21, 1999.

TALL, D/ Cognitive Growth in Elementary and Advanced Mathematical Thinking. Plenary Lecture, Conference of the International Group for the Psychology of Learning Mathematics, Recife, Brazil, v. 1, p. 161–175, 1995.

Downloads

Publicado

01-06-2014

Como Citar

BARBOSA KIRNEV , D. C. .; PEREIRA DAS DORES SAVIOLI , A. M. . Dificuldades e pensamento matemático avançado evidenciados por graduandos em tarefas sobre demonstrações matemáticas. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 65, p. 54–68, 2014. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.32. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/32. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos