As Concepções Sobre O Professor Em 32 Anos De Boletim Gepem: 1976 – 2007

Autores

  • Marinez Meneghello Passos Professora, UEL
  • Roberto Nardi Professor, UNESP
  • Sergio de Mello Arruda Professor, UEL

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2009.319

Palavras-chave:

Boletim GEPEM, formação de professores, análise textual

Resumo

Nesse artigo, apresentamos resultados de uma investigação que tem por objetivo a análise dos artigos relacionados ao campo formação de professores nos 32 anos de publicação do Boletim GEPEM. Com a finalidade de verificar e analisar quais são as concepções sobre o professor elaboradas nessas três décadas, realizamos um processo de categorização dos artigos pertencentes a esse periódico, estabelecendo unidades temáticas que contribuam com a compreensão do ‘ser’ e do ‘fazer’ dos professores neles veiculadas. Como metodologia de coleta de dados e pesquisa, fazemos uso da análise textual.

Referências

OLIVEIRA, Rosana de; BAIRRAL, Marcelo Almeida; REIS, Rosa Maria Mazo. Um estudo sobre a Educação Matemática publicada nos 30 anos do Boletim GEPEM. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro: Instituto de Educação da UFRuralRJ, n.48, p.23-84, 2006. ISSN 0104-9739

PASSOS, Marinez Meneghello; NARDI, Roberto; ARRUDA, Sergio de Mello. Análises preliminares de revistas da área de Educação Matemática. V ENPEC – V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – realizado em Bauru – 28/novembro a 03/dezembro de 2005. Anais... 12p. ISSN 1809-5100

PASSOS, Marinez Meneghello; NARDI, Roberto; ARRUDA, Sergio de Mello. Implicações da Fenomenologia em uma investigação qualitativa em revistas da área de Educação Matemática. III SIPEQ – Seminário Internacional de Estudos e Pesquisa Qualitativos – realizado em São Bernardo do Campo – 01 a 03 de junho de 2006a. Anais... 9p. ISBN 85-98623-02-4

PASSOS, Marinez Meneghello; NARDI, Roberto; ARRUDA, Sergio de Mello. Primeiras análises de revistas da área de Educação Matemática: a formação do professor em foco. III SIPEM – Seminário Internacional de Pesquisas em Educação Matemática

– realizado em Águas de Lindóia – 11 a 14 de outubro de 2006b. Anais... 16p. ISBN 85-89799-09-3

PASSOS, Marinez Meneghello; NARDI, Roberto; ARRUDA, Sergio de Mello. 1996 – 2005: o que foi pesquisado sobre formação de professores? A busca por respostas em revistas da área de Educação Matemática. IV CIEM – Congresso Internacional de Ensino da Matemática – Canoas, 2007a. Anais... 8p. ISBN 978-85-7528-186-4

PASSOS, Marinez Meneghello; NARDI, Roberto; ARRUDA, Sergio de Mello. A pesquisa sobre a formação inicial de professores no Brasil em revistas da área de Educação Matemática. VI ENPEC – VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – realizado em Florianópolis – 26/novembro a 01/dezembro de 2007b. Anais... 12p. ISBN 978-85-99372-58-6

POPPER, Karl Raimund. Conhecimento objetivo: uma abordagem evolucionária. Belo Horizonte: Editora Itatiaia; São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1975, reedição 1999, 394p. ISBN 85-31900-86-0

Downloads

Publicado

01-01-2009

Como Citar

MENEGHELLO PASSOS , M. .; NARDI, R. .; MELLO ARRUDA, S. de . As Concepções Sobre O Professor Em 32 Anos De Boletim Gepem: 1976 – 2007. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 54, 2009. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2009.319. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/319. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos