Dimensión histórico-epistemológica de la integral impropia como guía para nuevas prácticas de enseñanza
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2009.317Palavras-chave:
Integral imprópria, engenharia didática, registro gráfico, análise epistemológicaResumo
Este artigo apresenta os fundamentos da construção de uma seqüência didática para o conceito de integral imprópria. A seqüência está embasada nos resultados da análise das dimensões cognitiva, didática e epistemológica do conceito. Resultados da análise epistemológica serão mostrados, especificamente, a importância do uso do registro gráfico e do estudo de casos particulares na gênese da integral imprópria. Concluindo serão ilustrados alguns exemplos de atividades.
Referências
GONZÁLEZ-MARTÍN, A. S. & CAMACHO, M. Legitimisation of the graphic register in problem solving at the undergraduate level. The case of the improper integral, Proceedings of the 28th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME28), Bergen (Norway), vol. 2, pp. 479-486, 2004b.
HITT, F. Dificultades en el aprendizaje del Cálculo, XI Encuentro de Profesores de Matemáticas de nivel Medio-Superior, Universidad Michoacana San Nicolás de Hidalgo, Morelia (México), 2003.
MANCOSU, P. Philosophy of Mathematics & Mathematical Practice in the Seventeenth Century, Oxford University Press, New York and Oxford, 1996.
MUNDY. Analysis of Errors of First Year Calculus Students, Theory, Research and Practice in Mathematics Education – Proceedings ICME5, 1987.
ORTON, A. Students' understanding of integration, Educational Studies in Mathematics, 14 (1), pp. 1-18, 1983.
STRUIK, D. J. (ed.). A Source Book in Mathematics, 1200-1800, New Jersey: Princeton University Press, Princeton, 1986.
SWAN, M. On Reading Graphs, Presentación en ICME6, Budapest (Hungría),1988.
VINNER, S. The Avoidance of Visual Considerations in Calculus Students, Focus: On Learning Problems in Mathematics, 11, pp. 149-156, 1989.