Demonstrações em Geometria: alunos de licenciatura, ambiente informatizado e reflexões para a formação do professor de Matemática

Autores

  • Emerson Rolkouski Professor, Centro Politécnico da UFPR

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2009.316

Palavras-chave:

Demonstrações, informática, geometria

Resumo

Este artigo visa a descrever o processo de construção de demonstrações em geometria mediante a utilização do software educacional Cabri-géomètre. Este software permite ao usuário a construção e manipulação de objetos geométricos via mouse. Esta pesquisa foi desenvolvida com alunos do terceiro ano do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Paraná. O trabalho foi operacionalizado em uma sessão individual da seguinte forma: primeiramente fez-se umafamiliarização com os recursos do software e, em seguida, apresentou-se uma questão com vistas a obter a elaboração de uma conjetura e uma demonstração escrita. Na entrevista foi deixada livre a possibilidade do uso do software. Os dados coletados foram analisados qualitativamente, buscando uma maior compreensão da aprendizagem de demonstrações de teoremas, como processo. Para fundamentar esta análise percorreu-se um referencial teórico de informática na Educação Matemática e, com maior detalhamento, do ensino e aprendizagem de demonstrações em matemática. De acordo com o referencial teórico adotado, acreditamos que a conclusão desta pesquisa pode auxiliar a busca por metodologias alternativas para o ensino de demonstrações em matemática, possibilitando uma melhor experiência de aprendizagem do futuro professor, como aluno de graduação.

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Publicado

01-01-2009

Como Citar

ROLKOUSKI, E. . Demonstrações em Geometria: alunos de licenciatura, ambiente informatizado e reflexões para a formação do professor de Matemática. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 54, 2009. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2009.316. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/316. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos