Demonstrações em Geometria: alunos de licenciatura, ambiente informatizado e reflexões para a formação do professor de Matemática

Autores

  • Emerson Rolkouski Professor, Centro Politécnico da UFPR

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2009.316

Palavras-chave:

Demonstrações, informática, geometria

Resumo

Este artigo visa a descrever o processo de construção de demonstrações em geometria mediante a utilização do software educacional Cabri-géomètre. Este software permite ao usuário a construção e manipulação de objetos geométricos via mouse. Esta pesquisa foi desenvolvida com alunos do terceiro ano do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Paraná. O trabalho foi operacionalizado em uma sessão individual da seguinte forma: primeiramente fez-se umafamiliarização com os recursos do software e, em seguida, apresentou-se uma questão com vistas a obter a elaboração de uma conjetura e uma demonstração escrita. Na entrevista foi deixada livre a possibilidade do uso do software. Os dados coletados foram analisados qualitativamente, buscando uma maior compreensão da aprendizagem de demonstrações de teoremas, como processo. Para fundamentar esta análise percorreu-se um referencial teórico de informática na Educação Matemática e, com maior detalhamento, do ensino e aprendizagem de demonstrações em matemática. De acordo com o referencial teórico adotado, acreditamos que a conclusão desta pesquisa pode auxiliar a busca por metodologias alternativas para o ensino de demonstrações em matemática, possibilitando uma melhor experiência de aprendizagem do futuro professor, como aluno de graduação.

Referências

GERDES, P. , CHERINDA, M. . Teoremas famosos da geometria. Maputo, Moçambique: Instituto Superior Pedagógico, 1991.

GOUVÊA, F. A. T. . Aprendendo e ensinando geometria com a demonstração: uma contribuição para prática pedagógica do professor de matemática do ensino fundamental. São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1998. Dissertação de mestrado.

HANNA, G. , JAHNKE, H. N. Proof and proving. International Handbook of Mathematics Education. Holanda:Academic Publishers, pp. 877-908, 1996.

JUNQUEIRA, M. Conjecturas e provas informais em Geometria com recurso a ferramentas computacionais. Quadrante, Lisboa, v. 2, n. 1, pp.63-78, 1993.

LAKATOS, I. A lógica do descobrimento matemático: provas e refutações. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

PERELMAN, C. Retóricas. 1ª Ed. Tradução: M. Ermantina Galvão G. Pereira-São Paulo: Editora Martins Fontes, 1997.

POGORÉLOV A. V. . Geometria Elemental. Tradução: De Carlos Veja. Moscow, Mir, 1974.

PUTNAM, H. In: Enciclopédia EINAUDI. Editora Imprensa Nacional – Lisboa, 1988, pp. 112-128

RADFORD, L. La enseñanza de la demonstración: aspectos teóricos e práticos. Educación Matemática, v. 6, n. 3, p. 21—36, 1994.

Downloads

Publicado

01-01-2009

Como Citar

ROLKOUSKI, E. . Demonstrações em Geometria: alunos de licenciatura, ambiente informatizado e reflexões para a formação do professor de Matemática. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 54, 2009. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2009.316. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/316. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos