Uma análise do pensamento e da linguagem algébrica expressos na produção escrita de alunos da escola básica
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2009.315Palavras-chave:
Educação Algébrica, Pensamento Algébrico, Linguagem Algébrica, Produção Escrita, Avaliação da aprendizagem em MatemáticaResumo
O presente artigo apresenta um estudo da produção escrita de alunos da 4ª e 8ª séries¹ do Ensino Fundamental e da 3ª série² do Ensino Médio, na questão comum da Prova de Questões Abertas de Matemática da AVA-2002, a respeito do pensamento e da linguagem algébrica nela expressos. Algumas caracterizações do pensamento algébrico são discutidas e uma delas é apresentada para a análise da produção escrita encontrada. Em grande parte das produções há a presença do pensamento algébrico, e muitos alunos que utilizaram linguagem algébrica, resolveram a questão da maneira considerada correta. A análise da produção escrita se apresenta como alternativa para investigar os conhecimentos algébricos de alunos da Escola Básica.
Referências
BELL, A. Algebraic Thought an the Role of a Manipulative Symbolic Language. In: Nadine Bednarz, Carolyn Kieran, and Lesley Lee (Eds). Approaches to Algebra: Perspectives for Research and Teaching. Boston: Kluwer, 1996, p. 151-154.
BLANTON, M. L. e KAPUT, J. Characterizing a Classroom Practice That Promotes Algebraic Reasoning. Journal for Research in Mathematics Education, v.36, n.5, p. 412-443, 2005.
BRIZUELLA, B.; SCHLIEMNN, A.; Ten-year-old Students Solving Linear Equations. For the Learning Mathematics, v.24, n. 2 pp. 33-40, 2004.
BURIASCO, R. L. C. de. Matemática de fora e de Dentro da Escola: do Bloqueio a Transição. 1988. Rio Claro. Dissertação. Universidade Estadual Paulista (UNESP).
CARPENTER, T. P.; FRANKE, M. L. e LEVI, L. Thinking Mathematically: Integrating Arithmetic & Algebra in Elementary School. Portsmouth, NH: Heinemann, 2003.
CARRAHER, D. W.; et all. Arithmetic and Algebra in Early Mathematics Education. Journal for Research in Mathematics Education n.37, v.2, p. 87-115,2006.
CHARBONNEAU, L. From Euclid to Descartes: Algebra and its Relation to geometry. In: Nadine Bednarz, Carolyn Kieran, and Lesley Lee (Eds). Approaches to Algebra: Perspectives for Research and Teaching. Boston: Kluwer, 1996, p. 15-38.