Construindo o conceito de alturas de triângulo com o Cabri-Géomètre II: verticalidade ou perpendicularidade?

Autores

  • José Carlos Pinto Leivas Professor Aposentado FURG, RS Professor, ULBRA/Canoas, RS
  • Suely Scherer Professora, UFMS

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2010.312

Palavras-chave:

Cabri-Géomètre II, Altura de triângulos, Construcionismo, Representação, Educação Matemática

Resumo

Este trabalho consiste em uma análise de experiência realizada durante a disciplina Recursos Tecnológicos e Educação Matemática, no Programa de Pós-Graduação em Educação – Linha de Educação Matemática, desenvolvida no primeiro semestre de 2008. A atividade foi realizada com sete alunos matriculados na disciplina, usando o software Cabri-Géometre II. Na atividade proposta, a abordagem construcionista no uso de computadores foi utilizada para a construção de conceitos geométricos, em particular o de altura de triângulo. Concluiu-se da atividade que o uso do computador favoreceu a representação e a construção de conceitos geométricos, a partir da experimentação realizada pelos sujeitos observados.

Referências

CORCIONE, Domingos. Fazendo Oficina. Disponível em: http://www.redepopsaude.com.br/Varal/MetodosTecnicas/fazendooficina.pdf>. Acessado em

de jun. de 2009.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. KENRSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas.SP: Papirus, 2007.

SANCHO, Juana M., HERNÁNDEZ, Fernando. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006.

SEYMOUR, Papert. A Máquina das Crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas. 1994.

VALENTE, José Armando. Informática na educação: instrucionismo x construcionismo.Disponível em: <http://www.divertire.com.br/artigos/valente2.htm>.Acesso em: 8/4/2002.

VALENTE, José Armando. O “Estar junto virtual” como uma abordagem de educação a distância: sua gênese e aplicações na formação de educadores reflexivos. In: VALENTE, José Armando; BUSTAMANTE, Silvia Branco Vidal (Orgs). Educação a distância: prática e formação do profissional reflexivo. São Paulo: Avercamp,. p.37-64, 2009.

Downloads

Publicado

01-01-2010

Como Citar

PINTO LEIVAS , J. C. .; SCHERER , S. . Construindo o conceito de alturas de triângulo com o Cabri-Géomètre II: verticalidade ou perpendicularidade?. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 56, 2010. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2010.312. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/312. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Relato(s) de Experiência