O geoplano como recurso de aprendizagem da geometria plana para defcientes visuais: uma experiência com os alunos do Instituto Benjamin Constant

Autores

  • Marcelo de Oliveira Dias Professor, Universidade Gama Filho-RJ Doutorando em Educação Matemática, PUC-SP
  • Marcele da Silva Santos Licenciada em Matemática pela UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2010.311

Palavras-chave:

Geometria Plana, Defciência visual, Recursos, Geoplano, Simetria

Resumo

Este artigo tem como objetivo estudar/compreender de que forma o geoplano pode ser um recurso di- dático que potencializa a aprendizagem de alunos com defciência visual no ensino de Geometria Plana. Sugere o mesmo como ferramenta didática que favorece a efetiva participação e integração dos alunos através do estímulo de habilidades perceptíveis. Destaca ainda a fundamental importância de envolvi- mento do professor com o assunto e desperta o olhar para a formação de profssionais especializados e qualifcados para lidar com a problemática.

 

Referências

CARNEIRO, M. A. LDB Fácil – Leitura crítico-compreensiva artigo a artigo. São Paulo: Vozes, 1998.

DICK, T.P.; BECKER, K.E. A brief historical overview of tactile and auditory aids for visually impaired mathematics educators and students.

NIVEN, I. A Geometria pode sobreviver no currículo do curso secundário. In: Mary M.Lindquist & Albert P. Shulte (org.). Aprendendo e ensinando geometria. São Paulo: Atual, 1994. p. 47-58.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – Adaptações Curriculares – Ministério da Educação– Brasília, 1998.

SANTOS, M. S. O Geoplano como recurso para a aprendizagem da Geometria Plana para defcientes visuais: Uma experiência com os alunos do Insti- tuto Benjamim Constant. Monografa de conclusão de curso apresentado ao Departamento de Matemática. DEMAT, UFRRJ, dez. 2008.

Downloads

Publicado

01-01-2010

Como Citar

OLIVEIRA DIAS, M. de; SILVA SANTOS, M. da . O geoplano como recurso de aprendizagem da geometria plana para defcientes visuais: uma experiência com os alunos do Instituto Benjamin Constant. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 56, 2010. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2010.311. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/311. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Relato(s) de Experiência