Fractais em sala de aula: uma experiência com papel e tesoura, computador e espelho

Autores

  • Emerson Luiz Pereira Licenciado em Matemática, FAAL
  • Rúbia Barcelos Amaral Zulatto Professora Doutora, FCA/UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2010.310

Palavras-chave:

fractais, Sierpinski, simetria

Resumo

Este texto relata uma experiência com alunos do Ensino Médio envolvendo o tema fractais. A construção do triângulo de Sierpinski foi desenvolvida pelos alunos com papel, lápis e tesoura, para que pudessem observar, inicialmente, suas propriedades. Na sequência, com um software educativo, Geometricks, visualizaram mais níveis de iteração deste fractal. Por fim, os alunos foram convidados, com uso de espelhos, a encontrar simetrias neste fractal. Esperamos que esta experiência incentive outros professores a vislumbrar atividades com essa nova Matemática, os fractais.

Referências

BARBOSA, R. M. Descobrindo a Geometria Fractal – para a sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

FEDER, J. Gordon Conference on Fractals. São Paulo, 1988.

KOCHI. Curva de Kochi. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Curva_de_Koch>. Acesso em 10 dez. 2009.

MANDELBROT, B. Objectos Fractais. Lisboa,Gradiva,1991.

PENTEADO, M. G.; BORBA, M. C. Informática e Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

. Manual do software Geometricks. São Paulo: Fundação Editora da UNESP,2000.

SADOLIN, V. Geometricks – Software de Geometria com Fractais. Tradução: BORBA, M.C.; PENTEADO, M.G. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 2000.

Downloads

Publicado

01-01-2010

Como Citar

LUIZ PEREIRA, E. .; AMARAL ZULATTO , R. B. . Fractais em sala de aula: uma experiência com papel e tesoura, computador e espelho. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 56, 2010. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2010.310. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/310. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Relato(s) de Experiência