Alunos analisando suas próprias soluções: Adição de frações

Autores

  • Rafael Filipe Novoa Vaz FAETEC
  • Lilian Nasser Projeto Fundão – IM/UFRJ
  • Elizabeth Belfort IM/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.31

Palavras-chave:

Ensino de frações, Adição de Frações, Análise de erros, Análise de soluções

Resumo

Neste artigo é discutida a aplicação em sala de aula de uma estratégia didática baseada em análise de soluções. O experimento foi desenvolvido em escola pública no Estado do Rio de Janeiro, como parte  da  revisão  de  frações usualmente realizada  no  sétimo  ano  do Ensino  Fundamental.  São apresentadas resoluções desenvolvidas por  alunos,  quando  solicitados a  analisar soluções para questões relativas à adição e subtração de frações desenvolvidas por seus colegas. Os resultados indicam que alunos, trabalhando em grupos, de modo geral são capazes de reconhecer erros cometidos por seus colegas, elaborar justificativas para suas respostas e refazer corretamente as soluções incorretas que lhes foram apresentadas.

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Publicado

01-06-2014

Como Citar

NOVOA VAZ , R. F. .; NASSER, L. .; BELFORT , E. . Alunos analisando suas próprias soluções: Adição de frações. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 65, p. 40–53, 2014. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.31. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/31. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos