Educação Matemática: Um Estudo em Ambiente de Educação de Pessoas Jovens e Adultas
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2010.309Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Ensino de Matemática e Física, Atividade Experimental, Representação Semiótica e InterdisciplinaridadeResumo
Nos dias atuais é essencial uma Educação de Jovens e Adultos que propicie ao sujeito condições de entender e transformar a sociedade em que ele está inserido. O objetivo deste artigo é trazer algumas contribuições para o ensino de matemática em turmas de EJA. A partir de um trabalho interdisciplinar entre a Matemática e a Física numa ótica de vivências experimentais, apresentam-se discussões sobre a questão das representações semióticas como meio articulador do processo de ensino e de aprendizagem. O foco do artigo está em discutir como os alunos compreendem e significam as representações de um objeto matemático assim como apresentar algumas alternativas para este ensino.
Referências
DUVAL, R. Registro de Representação Semióticas e Funcionamento Cognitivo da Compreensão em matemática. In: Machado, S.D.A et al. Aprendizagem em Matemática, p. 11- 33. Campinas: Papirus, 2003.
DUVAL, R. Quel cognitif retenir en didactique des mathématiques? RDM, v 16, n3, p. 349-382. 1996.
FAINGUELERNT, E. K.. Educação Matemática: Representação e Construção em Geometria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
FONSECA, M. C. R.F. Educação Matemática de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
QUEIROZ, C. A.; RAMOS, E. E. de L. Possibilidades Interdisciplinares de Física e Matemática com o uso da Prática Experimental em turmas do PROEJA/CEFETSC. Florianópolis, 2007. Monografia. Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina.