Competências Docentes: Elementos Para A Reflexão Sobre Os Desafios Das Licenciaturas

Autores

  • Wania R. C. Gonzalez Professora, UNESA e UERJ/FEBEF
  • Flávia Monteiro de Barros Araujo Professora, FE/UFF

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2010.307

Palavras-chave:

Formação de professores, O modelo de competências, Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação, Prática docente, Cursos de licenciaturas

Resumo

O presente artigo tem como objetivos: a) a tecer reflexões em torno da temática das competências docentes considerando a sua centralidade no âmbito da formação de professores no atual quadro normativo brasileiro e b) contribuir para o aprofundamento do debate acerca da formação docente nos cursos de licenciaturas, trazendo aportes da literatura e das pesquisas realizadas nas graduações em administração, história e pedagogia. Para tanto, na primeira parte do texto, busca-se rastrear orientações teóricas que permeiam o debate sobre a formação de professores na atualidade. Na segunda, apresentam-se resultados de algumas pesquisas recentes sobre as dificuldades dos docentes,  a partir da vigência das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação (MATIAS, 2004; OLIVEIRA 2004; SOARES, 2006). As mudanças necessárias à pratica docente são indicadas à luz das reflexões de Perrenoud (1999) e  complementadas, de forma crítica, mediante às contribuições de Kuenzer (2003) e Ollagnier (2004) ao mencionarem uma abordagem ampliada da noção de competências, não as reduzindo às necessidades do mercado de trabalho. Finalizamos o texto com a problematização dos desafios enfrentados pelos profissionais da educação atuantes nos cursos de licenciaturas.

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Publicado

01-01-2010

Como Citar

GONZALEZ, W. R. C.; BARROS ARAUJO, F. M. de . Competências Docentes: Elementos Para A Reflexão Sobre Os Desafios Das Licenciaturas . Boletim GEPEM, [S. l.], n. 56, 2010. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2010.307. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/307. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos