Discutindo as dificuldades dos alunos na visualização gráfica da solução da equação de uma reta
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2010.306Palavras-chave:
funções, contextos algébrico e gráfico, concepções errôneas, solução de uma equaçãoResumo
As concepções errôneas e dificuldades dos alunos relacionadas ao conceito de função e a não compreensão do conceito de “solução de uma equação” podem fazer com que o aluno não “enxergue” tal solução no gráfico correspondente. Esse artigo apresenta e discute a análise de uma pesquisa feita com alunos do Ensino Médio nos Estados Unidos, com o objetivo de examinar suas habilidades em usar um aspecto particular da Conexão Cartesiana: as coordenadas de qualquer ponto sobre uma reta satisfazem a equação da reta. Foram feitas entrevistas com professores do Ensino Médio no Rio de Janeiro e a mesma questão foi proposta. A análise dessas entrevistas também será aqui apresentada e discutida.
Referências
KIERAN, C. Functions, Graphing, and Technology: Integrating Research on Learning and Instruction. In: ROMBERG, T., CARPENTER, T. e FENNEMA, E. (Orgs.) Idem. Hillsdale, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1993, pp. 189-237.
KNUTH, E. Student Understanding of Cartesian Connection: An Exploratory Study. Journal for Research in Mathematics Education, New York: NCTM, v.31, n.4, pp. 500-507, jul. 2000.
MOSCHKOVICH, J., SCHOENFELD, A. e ARCAVI, A. Aspects of Understanding: On Multiple Perspectives and Representations of Linear Relations and Connections Among Them. In: ROMBERG, T., CARPENTER, T. e FENNEMA, E. (Orgs.) Idem. Hillsdale, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1993, pp. 69-100.
ROMBERG, T., CARPENTER, T. e FENNEMA, E. Toward a Common Research Perspective. In: Idem, ibidem. Hillsdale, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1993, pp. 1-9.
SCHOENFELD, A. H., SMITH, J. P., III, e ARCAVI, A. Learning: The Microgenetic Analysis of one Student’s Evolving Understanding of a Complex Subject Matter Domain. In: GLASER, R. (Org.) Advances in Instructional Psychology. Hillsdale, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, v. 4, 1993, pp. 1-9.
VINNER, S. The Role of definitions in the Teaching and Learning of Mathematics. In: Tall, D. (Org.) Advanced Mathematical Thinking. The Netherlands: Kluwer Academic Publishers, 1991, pp. 65-81.
YERUSHALMY, M. e SCHWARTZ, J. Seizing the Opportunity to Make Algebra Mathematically and Pedagogically Interesting. In: ROMBERG, T., CARPENTER, T. e FENNEMA, E. (Orgs.) Idem. Hillsdale, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1993, pp. 41-68.