Explorando ângulos e trângulos com dobraduras em papel

Autores

  • Belén Arrieche Alvarado Profesoras, UPEL -Venezuela
  • Martha Iglesias Inojosa Profesoras, UPEL

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2010.303

Palavras-chave:

Dobraduras em papel, ângulos, triângulos, habilidades geométricas

Resumo

Esse artigo apresenta uma ferramenta didática construída com dobraduras em papel. A ferramenta foi apresentada com a finalidade de ser utilizada para medir certos ângulos quando não dispomos de um transferidor. Todavia, mostraremos que podemos também explorar a ferramenta para o estudo de  alguns  tópicos  relacionados  às noções  geométricas  de  ângulos  e  triângulos.  Além  do  mais, destacaremos  algumas habilidades geométricas  que os  estudantes  podem desenvolver mediante a construção e exploração deste recurso didático.

Referências

BRESSAN, A. M.; BOGISIC, B. y CREGO, K. Razones para enseñar geometría en la educación básica. Mirar, construir, decir y pensar. Buenos Aires: Novedades Educativas,2000.

FRANCO, B. Unfolding Mathematics With Unit Origami. Key Curriculum Press, 1999, p. 26 - 31.

HOFFER, A. Geometry is More Than Proof. Mathematics Teacher, enero 1981, p. 11 – 18. Traducción de Ricardo Barroso. Disponible en: http://www.uv.es/Angel.Gutierrez/aprengeom/aprgeorefer.html.

IGLESIAS, M. Curso de Resolución de Problemas Geométricos Asistido por Computadora. Trabajo de grado de maestría no publicado. Universidad Pedagógica Experimental Libertador, Instituto Pedagógico Rafael Alberto Escobar Lara, Maracay,

MEZA, L. G. Y LEÓN CASTELLÁ, A. Herramienta triangular para medir ángulos. Fundación CIENTEC, 2000. Disponible en: http://www.cientec.or.cr/matematica/origami/transportador.html

LINARES, O. Evaluación de una unidad didáctica orientada a la enseñanza y el aprendizaje del Teorema de Pitágoras en un ambiente de Geometría Dinámica. Trabajo de grado de maestría no publicado. Universidad Pedagógica Experimental. Libertador, Instituto Pedagógico Rafael Alberto Escobar Lara, Maracay, 2008.

Downloads

Publicado

01-06-2010

Como Citar

ALVARADO , B. A.; IGLESIAS INOJOSA , M. . Explorando ângulos e trângulos com dobraduras em papel. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 57, 2010. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2010.303. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/303. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Sugestão para aula