Explorando ângulos e trângulos com dobraduras em papel
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2010.303Palavras-chave:
Dobraduras em papel, ângulos, triângulos, habilidades geométricasResumo
Esse artigo apresenta uma ferramenta didática construída com dobraduras em papel. A ferramenta foi apresentada com a finalidade de ser utilizada para medir certos ângulos quando não dispomos de um transferidor. Todavia, mostraremos que podemos também explorar a ferramenta para o estudo de alguns tópicos relacionados às noções geométricas de ângulos e triângulos. Além do mais, destacaremos algumas habilidades geométricas que os estudantes podem desenvolver mediante a construção e exploração deste recurso didático.
Referências
BRESSAN, A. M.; BOGISIC, B. y CREGO, K. Razones para enseñar geometría en la educación básica. Mirar, construir, decir y pensar. Buenos Aires: Novedades Educativas,2000.
FRANCO, B. Unfolding Mathematics With Unit Origami. Key Curriculum Press, 1999, p. 26 - 31.
HOFFER, A. Geometry is More Than Proof. Mathematics Teacher, enero 1981, p. 11 – 18. Traducción de Ricardo Barroso. Disponible en: http://www.uv.es/Angel.Gutierrez/aprengeom/aprgeorefer.html.
IGLESIAS, M. Curso de Resolución de Problemas Geométricos Asistido por Computadora. Trabajo de grado de maestría no publicado. Universidad Pedagógica Experimental Libertador, Instituto Pedagógico Rafael Alberto Escobar Lara, Maracay,
MEZA, L. G. Y LEÓN CASTELLÁ, A. Herramienta triangular para medir ángulos. Fundación CIENTEC, 2000. Disponible en: http://www.cientec.or.cr/matematica/origami/transportador.html
LINARES, O. Evaluación de una unidad didáctica orientada a la enseñanza y el aprendizaje del Teorema de Pitágoras en un ambiente de Geometría Dinámica. Trabajo de grado de maestría no publicado. Universidad Pedagógica Experimental. Libertador, Instituto Pedagógico Rafael Alberto Escobar Lara, Maracay, 2008.