Epistemologia Dos Números Relativos
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2010.302Palavras-chave:
número inteiro, obstáculo epistemológico, história da matemáticaResumo
Para poder afirmar que a "regra dos sinais" (- por - = +, - por + = -, etc.) não apresenta qualquer dificuldade à compreensão, foi preciso esperar mais de 1500 anos. Um minucioso estudo de textos dos melhores autores - de Diofantes aos nossos dias - permitiu a identificação de alguns dos obstáculos que se opunham à compreensão dos números negativos. Pretendemos que, através de experiências diversas, se pesquise a possibilidade de as dificuldades vividas por Euler ou d'Alembert serem as mesmas que perturbam os jovens estudantes de hoje.
Referências
ALEMBERT, J. (d'). Artigos Négatif et Quantité na Enciclopédia.
BACHELARD, Gaston (1938). La formation de l' esprit scientifique. Paris: Vrin, 1975. BEZOUD, Etienne (1772). Cours de Mathématiques à l'usage des gardes du Pavillon
et de la Marine. Paris: J.B.G.Musier.
BOREL, Emile (1920). Algèbre (1º ciclo). Paris: Armand Colin. 1
BOREL, Emile & MONTEL, Paul (1926). Algèbre. Paris: Armand Colin. BOURLET, Carlo (1896). Lecons d'Algèbre élèmentaire.
BOURDON, Jean (1834). Eléments d'Arithmétique. Paris: Bachelier.
BRAHMEGUPTA & BHASCARA (1817). Álgebra with arithmetic and mensuration. (Translated by H.T. Colebrooke), London: John Muray.
CAJORI, Florin (1928). A History of Mathematical Notations. (Vol. 1). The Open Court
Publishing Company. La Salle. Illinois.
CARNOT, Lazare (1803). Géométrie de Position. Paris: Duprat.