Epistemologia Dos Números Relativos

Autores

  • Georges Glaeser Universidade Louis Pasteur

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2010.302

Palavras-chave:

número inteiro, obstáculo epistemológico, história da matemática

Resumo

Para poder afirmar que a "regra dos sinais" (- por - = +, - por + = -, etc.) não apresenta qualquer dificuldade à compreensão, foi preciso esperar mais de 1500 anos. Um minucioso estudo de textos dos melhores autores - de Diofantes aos nossos dias - permitiu a identificação de alguns dos obstáculos que se opunham à compreensão dos números negativos. Pretendemos que, através de experiências diversas, se pesquise a possibilidade de as dificuldades vividas por Euler ou d'Alembert serem as mesmas que perturbam os jovens estudantes de hoje.

 

Referências

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Publicado

01-06-2010

Como Citar

GLAESER, G. . Epistemologia Dos Números Relativos. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 57, 2010. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2010.302. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/302. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Seção Especial