Epistemologia dos Números Relativos: uma reflexão necessária e atual para a sala de aula de matemática

Autores

  • Wanderley Moura Rezende Professor, IME/UFF
  • Bruno Alves Dassie Professor, FE/UFF

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2010.301

Resumo

O artigo Epistemologia dos Números Relativos, de Georges Glaeser, foi publicado originalmente na Recherches en didactique des mathématiques, em 1981. No Brasil, o texto foi publicado em 1985, neste Boletim, numa tradução feita por Lauro Tinoco. Além de ser um clássico da área de educação matemática, ainda é muito atual, por isso a necessidade de reeditá-lo.

Referências

BCHELARD, G. La Formation de L’Espirit Scientifique. Paris : J. Virin, 1970.

GLAESER, G. Epistemologia dos números negativos. Boletim do GEPEM, n. 17. Rio deJaneiro, 1985. pp. 29-124.

PAIS, L.C. Didática da Matemática : uma análise da influência francesa. Belo Horizonte : Autêntica, 2001 (Tendências em Educação Matemática, 3).

Downloads

Publicado

01-06-2010

Como Citar

MOURA REZENDE , W. .; ALVES DASSIE , B. . Epistemologia dos Números Relativos: uma reflexão necessária e atual para a sala de aula de matemática. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 57, 2010. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2010.301. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/301. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção Especial