Um Estudo sobre Ensino de Funções na Ótica da Proposta Curricular do Estado de São Paulo – 1991

Autores

  • Eduardo M. de Souza Junior Mestrando em Educação, PUC-Campinas
  • Jairo de Araújo Lopes Professor, PUC-Campinas

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2010.300

Palavras-chave:

Prática Pedagógica, Educação Matemática, Função, Ensino Básico, Propostas Curriculares

Resumo

Neste artigo fazemos uma reflexão sobre como a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo vê o ensino de Função no programa escolar, por meio da análise da Proposta Curricular para o Estado de São Paulo. Fazemos um paralelo com o que estudiosos da Educação Matemática apresentam sobre o mesmo tema e recuperamos as idéias de Bento de Jesus Caraça, idéias presentes nos documentos, mesmo que de forma indireta. O estudo tem por  objetivo  verificar  o  quanto  e  de  que  forma  as  recomendações  estão  sendo  atendidas  nas  propostas curriculares que  orientam a  prática pedagógica dos professores de  ensino  fundamental e  médio. Trata-se, portanto, de um estudo documental no sentido de subsidiar cursos de formação de professores de Matemática.

Referências

MALIK, M. A. Historical and pedagogical aspects of the definition of function. International Journal of mathematics of education science and technologic. v. 11, n. 4, p. 489-492. Tradução Antonio Miguel. FE-UNICAMP, 1990.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.

PIRES, Célia M. Carolino. Currículos de Matemática: da organização linear à idéia de rede. São Paulo: FTD, 2000.

SÃO PAULO. Secretaria do Estado de São Paulo. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Proposta curricular para o ensino de matemática: 1º grau. 4. ed. São Paulo: CENP, 1991.

SÃO PAULO. Secretaria do Estado de São Paulo. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Proposta curricular para o ensino de matemática: 2º grau. 3. ed. São Paulo: CENP, 1992.

VALÉRY, Paul. O pensamento vivo de Descartes. Tradução Maria de Lourdes Teixeira. São Paulo: Martins, 1961. (Coleção Biblioteca Pensamento Vivo, 17).

Downloads

Publicado

01-06-2010

Como Citar

SOUZA JUNIOR , E. M. de .; ARAÚJO LOPES , J. de . Um Estudo sobre Ensino de Funções na Ótica da Proposta Curricular do Estado de São Paulo – 1991. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 57, 2010. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2010.300. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/300. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos