A teoria da atividade na organização do ensino de Matemática com o computador portátil
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.30Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Laptop Educacional, Teoria da Atividade, Pesquisa ColaborativaResumo
As tecnologias digitais estão presentes na escola, assim, são imprescindíveis estudos que indiquem como melhor utilizá-las no ensino de Matemática. Então, o nosso objetivo, neste trabalho, é analisar a percepção e a prática de um professor de Matemática em relação ao uso do laptop educacional para o ensino da referida disciplina. Como aporte teórico utilizamos a Teoria da Atividade visando à transformação da atividade de ensino em aprendizagem. Como metodologia, foram utilizados alguns elementos da pesquisa colaborativa. Evidenciamos que o laptop educacional estava sendo pouco utilizado e, posteriormente, constatamos o avanço do seu uso pelo professor na organização do ensino de função afim.
Referências
BORBA, M. de C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 4ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
DAVYDOV, V.V. Tipos de generalizacion em la ensenanza. Habana: Editorial Pueblo yEducacion, 1982.
FERRAZ, A.G.; GITIRANA, V. Uma análise do esboço de gráficos de função em livros textos de cálculo diferencial e integral. In: Anais do IX Encontro Nacional de Educação Matemática. Belo Horizonte, 2007.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. rev. – Campinas, SP: autores Associados 2009.
LEONTIEV, A. N. Uma Contribuição à Teoria do Desenvolvimento da Psique Infantil. In : Vigotski ,L. S. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. Tradução de Maria da Pena Villalobos. 11ª edição-São Paulo: Ícone, 2010.
LOPES, A.R.L.V. Aprendizagem da docência em matemática: o Clube de Matemática como espaço de formação inicial de professores. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2009.
MAIA, D. L..; CARVALHO, R. L.; CASTRO FILHO, J. A. de. O laptop educacional no ensino de função: experiência de aprendizagem colaborativa com suporte computacional. In: BARRETO, M. C.; PINHEIRO, J. L.; CARVALHO, R. L.; MAIA, D. L. Matemática, aprendizagem e ensino. Fortaleza: EdUECE, (2013).
MENDES, I. A. Matemática e investigação em sala de aula: tecendo redes cognitivas na aprendizagem. Ed. rev. e aum. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.
MORETTI, V. D. Professores de matemática em atividade de ensino: uma perspectiva histórico- cultural para a formação docente. 2007. 207f. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
MOURA, M. O.; ARAÚJO, E. S.; RIBEIRO, F. D.; PANOSSIAN, M. L.; MORETTI, V. D. A Atividade Orientadora de Ensino como Unidade entre Ensino e Aprendizagem. In: A atividade pedagógica na teoria Histórico-Cultural. Organizado por Manoel Oriosvaldo de Moura – Brasília : Liber livro, 2010.