A teoria da atividade na organização do ensino de Matemática com o computador portátil

Autores

  • Rodrigo Lacerda Carvalho Universidade Federal do Cariri
  • Marcilia Chagas Barreto Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.30

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Laptop Educacional, Teoria da Atividade, Pesquisa Colaborativa

Resumo

As tecnologias digitais estão presentes na escola, assim, são imprescindíveis estudos que indiquem como melhor utilizá-las no ensino de Matemática. Então, o nosso objetivo, neste trabalho, é analisar a percepção e a prática de um professor de Matemática em relação ao uso do laptop educacional para o ensino da referida disciplina. Como aporte teórico utilizamos a Teoria da Atividade visando à transformação  da  atividade  de  ensino  em  aprendizagem.  Como  metodologia,  foram  utilizados alguns elementos da pesquisa colaborativa. Evidenciamos que o laptop educacional estava sendo pouco utilizado e, posteriormente, constatamos o avanço do seu uso pelo professor na organização do ensino de função afim.

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Publicado

01-06-2014

Como Citar

LACERDA CARVALHO , R.; CHAGAS BARRETO , M. . A teoria da atividade na organização do ensino de Matemática com o computador portátil. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 65, p. 28–39, 2014. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.30. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/30. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos