Tarefas com Padrões num percurso de formação de professores do ensino básico: alguns exemplos de boas práticas

Autores

  • Teresa Pimentel Professora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
  • Isabel Vale Professora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2011.295

Palavras-chave:

Padrões, Visualização, Generalização, Pensamento Algébrico, Formação Contínua de  Professores

Resumo

A experiência que se relata desenvolveu-se no âmbito de um programa de formação contínua em Mate- mática para professores do ensino básico (alunos de 6-10 anos). O tema dos Padrões1, presente no novo currículo de Matemática em Portugal (ME, 2007), desempenhou um papel de relevo como componente do pensamento matemático e como capacidade transversal. Esta experiência mostrou que o tema, apesar de desconhecido dos professores deste nível de ensino, revelou grandes potencialidades, tanto ao nível do aprofundamento do conhecimento matemático e didáctico dos professores como do envolvimento e aprendizagens dos alunos.

Referências

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Publicado

01-01-2011

Como Citar

PIMENTEL, T. .; VALE, I. . Tarefas com Padrões num percurso de formação de professores do ensino básico: alguns exemplos de boas práticas. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 58, p. 155–164, 2011. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2011.295. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/295. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Relato(s) de Experiência