Leitura e Escrita nas Aulas de Matemática

Autores

  • Reginaldo Fernando Carneiro Universidade Federal de São Carlos
  • Ana Paula Gestoso de Souza Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2011.294

Palavras-chave:

Leitura e escrita, Literatura infantil, Ensino de matemática, Polígonos, Geometria

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência do trabalho com a leitura e a escrita nas aulas de mate- mática a partir de uma intervenção didática que abordou o ensino de polígonos, planejada pelos dois autores deste texto e desenvolvida pelo primeiro em uma 6ª série (7º ano) de uma escola municipal do interior de São Paulo. As intervenções realizadas e as discussões fizeram com que os estudantes com- preendessem os elementos e as propriedades de cada polígono e a importância da leitura e da escrita nas aulas de matemática. Constataram-se também o envolvimento e a participação dos estudantes, o que não era comum nas aulas de matemática.

Referências

NEUENFELDT, A. E. Matemática e literatura infantil: sobre os limites e possi- bilidades de um desenho curricular interdisciplinar. 2006. 194f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2003.

SANTOS, S. A. Explorações da linguagem escrita nas aulas de matemática. In: LOPES, C. E.; NACARATO, A. M. Escritas e leituras na educação mate- mática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p.127–141.

SILVA, A. C. Matemática e literatura infantil: um estudo sobre a formação do conceito de multiplicação. 2003. 189f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2003.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: ARTMED, 1998. 194p.

SOUZA, A. P. G. Histórias infantis e matemática: a mobilização de recursos, a apropriação de conhecimentos e a receptividade de alunos de 4ª série do ensino fundamental. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP, 2008.

WELCHMAN-TISCHER, R. How to use children’s literature to teach mathe- matics. Reston: NCTM, 1992. 75 p.

Downloads

Publicado

01-01-2011

Como Citar

FERNANDO CARNEIRO , R. .; GESTOSO DE SOUZA , A. P. . Leitura e Escrita nas Aulas de Matemática. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 58, p. 147–154, 2011. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2011.294. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/294. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relato(s) de Experiência