Leitura e Escrita nas Aulas de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2011.294Palavras-chave:
Leitura e escrita, Literatura infantil, Ensino de matemática, Polígonos, GeometriaResumo
Este artigo apresenta um relato de experiência do trabalho com a leitura e a escrita nas aulas de mate- mática a partir de uma intervenção didática que abordou o ensino de polígonos, planejada pelos dois autores deste texto e desenvolvida pelo primeiro em uma 6ª série (7º ano) de uma escola municipal do interior de São Paulo. As intervenções realizadas e as discussões fizeram com que os estudantes com- preendessem os elementos e as propriedades de cada polígono e a importância da leitura e da escrita nas aulas de matemática. Constataram-se também o envolvimento e a participação dos estudantes, o que não era comum nas aulas de matemática.
Referências
NEUENFELDT, A. E. Matemática e literatura infantil: sobre os limites e possi- bilidades de um desenho curricular interdisciplinar. 2006. 194f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2003.
SANTOS, S. A. Explorações da linguagem escrita nas aulas de matemática. In: LOPES, C. E.; NACARATO, A. M. Escritas e leituras na educação mate- mática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p.127–141.
SILVA, A. C. Matemática e literatura infantil: um estudo sobre a formação do conceito de multiplicação. 2003. 189f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2003.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: ARTMED, 1998. 194p.
SOUZA, A. P. G. Histórias infantis e matemática: a mobilização de recursos, a apropriação de conhecimentos e a receptividade de alunos de 4ª série do ensino fundamental. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP, 2008.
WELCHMAN-TISCHER, R. How to use children’s literature to teach mathe- matics. Reston: NCTM, 1992. 75 p.