O Ensino da Matemática nos Anos Iniciais: Uma Abordagem a partir de um Tema Gerador

Autores

  • Jaqueline de Morais Costa
  • Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro Campus Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2011.293

Palavras-chave:

Anos Iniciais, Temas-Geradores, Ensino-Aprendizagem em Matemática, . Interdiciplinaridade, Contextualização

Resumo

Este trabalho teve como objetivo investigar como a proposta de ensino por meio de temas geradores pode contribuir para o ensino-aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada com alunos do 3º ano do 1º ciclo do ensino fundamental em uma escola da Rede Municipal de Educação da cidade de Ponta Grossa, Paraná. Utilizou-se a pesquisa qualitativa, de cunho interpretativo para coleta e análise dos dados. Durante investigação, percebeu-se maior envolvimento dos alunos com os conteúdos, bem como acentuado progresso na aprendizagem, demonstrado por meio de avaliação formativa, com o uso de diferentes ferramentas.

Referências

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Publicado

01-01-2011

Como Citar

MORAIS COSTA, J. de .; MACIEL PINHEIRO, N. A. . O Ensino da Matemática nos Anos Iniciais: Uma Abordagem a partir de um Tema Gerador. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 58, p. 131–145, 2011. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2011.293. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/293. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Relato(s) de Experiência