O Ensino da Matemática nos Anos Iniciais: Uma Abordagem a partir de um Tema Gerador
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2011.293Palavras-chave:
Anos Iniciais, Temas-Geradores, Ensino-Aprendizagem em Matemática, . Interdiciplinaridade, ContextualizaçãoResumo
Este trabalho teve como objetivo investigar como a proposta de ensino por meio de temas geradores pode contribuir para o ensino-aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada com alunos do 3º ano do 1º ciclo do ensino fundamental em uma escola da Rede Municipal de Educação da cidade de Ponta Grossa, Paraná. Utilizou-se a pesquisa qualitativa, de cunho interpretativo para coleta e análise dos dados. Durante investigação, percebeu-se maior envolvimento dos alunos com os conteúdos, bem como acentuado progresso na aprendizagem, demonstrado por meio de avaliação formativa, com o uso de diferentes ferramentas.
Referências
PAVANELLO, R. M. (org). Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental:a pesquisa em sala de aula. São Paulo: Biblioteca do Educador Matemático,2004.
PUIGGRÓS, A. Paulo Freire do ponto de vista da interdisciplinaridade. In: STRE- CK, D. R. (org.). Paulo Freire: ética, utopia e educação. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
SANTOS, Vinício de Macedo. A matemática escolar, o aluno e o professor: parado- xos aparentes e polarizações em discussão. Cadernos Cedes. Vol. 28, n. 74, p. 25–38, jan-abr. 2008. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/ccedes/ v28n74/v28n74a03.pdf>. Acesso em: 31 mai. 2009.
TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Temas ambientais como “temas gerado- res”: contribuições para uma metodologia educativa ambiental crítica, trans- formadora e emancipatória. Educar em Revista. N.27, p. 93–110, 2006.