GEPEM 35 anos: depoimentos e ações que narram e registram sua história
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2011.292Palavras-chave:
Boletim GEPEM, História da Educação Matemática, Pesquisa em Educação Matemática, Artigos e Relatos de ExperiênciaResumo
Esse artigo tem como objetivo dar continuidade ao processo de resgate histórico e acadêmico do GE- PEM feitos nos Boletins 39 e 48. Na primeira etapa, prestamos homenagens às professoras Maria Laura Mouzinho Leite Lopes, Estela Kaufman Fainguelernt, Franca Cohen Gottlieb e Moema Lavínia Maria- ne de Sá Carvalho, presentes na Assembleia Geral de criação do GEPEM e membros da sua primeira diretoria. Como instrumentos metodológicos, utilizamos publicações do Boletim GEPEM, artigos digi- tais, depoimentos e fotografias. Num segundo momento, mapeamos e sinalizamos categorias de análises a respeito dos artigos e relatos publicados nos Boletins 49 até 56 e utilizamos, os mesmos pressupostos usados em Oliveira et al. (2006). Finalizamos o artigo apresentando a proposta da diretoria para o biênio 2011–2013. Constatamos que o crescimento e profissionalização da Educação Matemática nos últimos anos se relacionam com linhas de pesquisa presentes na produção acadêmica dessas educadoras.
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