GEPEM 35 anos: depoimentos e ações que narram e registram sua história

Autores

  • Ana Lucia Vaz da Silva Doutora em Educação pela PUC Rio Professora do Colégio Pedro II
  • Andreia Carvalho Maciel Barbosa Doutoranda em Educação Matemática pela UNIBAN/SP Professora do Colégio Pedro II e da FFP/UERJ
  • Dora Soraia Kindel Doutoranda em Educação Matemática pela UNIBAN/SP Professora da UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2011.292

Palavras-chave:

Boletim GEPEM, História da Educação Matemática, Pesquisa em Educação Matemática, Artigos e Relatos de Experiência

Resumo

Esse artigo tem como objetivo dar continuidade ao processo de resgate histórico e acadêmico do GE- PEM feitos nos Boletins 39 e 48. Na primeira etapa, prestamos homenagens às professoras Maria Laura Mouzinho Leite Lopes, Estela Kaufman Fainguelernt, Franca Cohen Gottlieb e Moema Lavínia Maria- ne de Sá Carvalho, presentes na Assembleia Geral de criação do GEPEM e membros da sua primeira diretoria. Como instrumentos metodológicos, utilizamos publicações do Boletim GEPEM, artigos digi- tais, depoimentos e fotografias. Num segundo momento, mapeamos e sinalizamos categorias de análises a respeito dos artigos e relatos publicados nos Boletins 49 até 56 e utilizamos, os mesmos pressupostos usados em Oliveira et al. (2006). Finalizamos o artigo apresentando a proposta da diretoria para o biênio 2011–2013. Constatamos que o crescimento e profissionalização da Educação Matemática nos últimos  anos se relacionam com linhas de pesquisa presentes na produção acadêmica dessas educadoras.

 

Referências

PASSOS, M. M. e NARDI, R. As concepções sobre o professor em 32 anos de boletim GEPEM: 1976–2007. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, n. 54, p.93–119, 2009.

PINHEIRO, N. A. M. A Educação Matemática Crítica: Discutindo sobre suas Pers- pectivas e Contribuições para o Ensino-aprendizagem da Matemática. Bo- letim GEPEM, Rio de Janeiro, n. 52, p. 29–49, 2008.

RICHIT, A. e TOMKELSKI, M. L. A Matemática na Escola dos Sem-Terra: uma abordagem Etnomatemática. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, n. 52, p. 49–68, 2008.

ROLKOUSKI, E. Demonstrações em Geometria: alunos de licenciatura, ambientes informatizados e reflexões para a formação do professor de Matemática. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, n. 54, p. 33–51, 2009.

SILVA, M. C. Currículo por competência ou currículo crítico? Uma análise da Pro- posta Curricular do Estado de São Paulo. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, n. 55, p. 113–129, 2009.

SOARES, F. Movimento da Matemática Moderna no Brasil: Avanço ou Retro- cesso? Dissertação de Mestrado em Matemática. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2001.

Downloads

Publicado

01-01-2011

Como Citar

VAZ DA SILVA, A. L. .; MACIEL BARBOSA, A. C. .; SORAIA KINDEL, D. GEPEM 35 anos: depoimentos e ações que narram e registram sua história. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 58, p. 167–201, 2011. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2011.292. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/292. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Seção Especial