Reflexões sobre os nexos conceituais do número e de seu ensino na Educação Básica

Autores

  • Wilson Pereira de Jesus Professor, UEFS/BA Departamento de Educação
  • Maria do Carmo de Sousa Professora, UFSCar/SP Departamento de Metodologia de Ensino

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2011.291

Palavras-chave:

Conceito de número, Ensino do conceito de número, Pedagogia Conceitual, Pedagogia do Treinamento, Educação Básica

Resumo

O presente artigo discute os nexos conceituais que se apresentam na formação do conceito de número, geralmente não estudados na Educação Básica. Esses nexos são constituídos de aspectos socioculturais, históricos e filosóficos. Defende-se a participação ou influência desses nexos nos processos de ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos. Reflete-se, ainda, sobre os possíveis obstáculos à formação do conceito de número em estudantes, quando estão inseridos em práticas educativas que priorizam a Pedagogia do Treinamento.

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Publicado

01-01-2011

Como Citar

PEREIRA DE JESUS , W. .; SOUSA, M. do C. de . Reflexões sobre os nexos conceituais do número e de seu ensino na Educação Básica. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 58, p. 115–127, 2011. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2011.291. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/291. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos