Produção do Conhecimento Matemático Online: a resolução de um problema com o Ciberespaço

Autores

  • Maurício Rosa Professor, ULBRA/PPGECIM – Canoas (RS)
  • Lucas Vanini Doutorando, ULBRA/PPGECIM
  • Denílson José Seidel Doutorando, ULBRA/PPGECIM Professor, IFSul, campus Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2011.290

Palavras-chave:

Cybermatemática, Cyberformação de Professores de Matemática, Educação Matemática

Resumo

Este artigo visa à discussão sobre a matemática que é produzida com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), especificamente, com o ciberespaço. Nesse caso, as particularidades do ciberes- paço permitem questionamentos sobre a produção do conhecimento matemático que acontece nesse contexto, a qual será analisada sob a perspectiva de uma cultura particular, inicialmente, destacando a existência de uma matemática da cultura “net”, ou geração @, fundamentando-nos sob a etnomatemáti- ca. Trataremos também das possibilidades de construção de conceitos matemáticos na relação de planos de imanência1  e personagens conceituais2 (DELEUZE; GUATTARI, 2005) provenientes das relações entre realidade mundana e realidade virtual. Faremos isso, analisando e discutindo o processo de resolu- ção de um problema com o ciberespaço acerca do cálculo do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), proposto em um Curso de Extensão denominado “Cyberformação de Professores de Matemática”3.

Referências

ROSA, M. A Construção de Identidades Online por meio do Role Playing Game: relações com o ensino e aprendizagem de matemática em um curso á distância. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – UNESP, Rio Claro, 2008.

ROSA, M.; MALTEMPI, M. V. A Construção do Conhecimento Matemático sobre Integral: o movimento hipertextual em um curso utilizando o RPG ONLINE. In: JAHN, A. P.; ALLEVATO, N. S. G. (Org.). Tecnologias e educação ma- temática: ensino aprendizagem e formação de professores. Recife: SBEM, v.7, 2010, p. 25–44.

ROSA, M; SEIBERT, L. G. Que Matemática acontece no ciberespaço? Ensaioteórico não publicado, 2008.

SEIDEL, D. J; ROSA, M. As Identidades do Professor de Matemática em Cy- berformação. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAçãO EM EDUCAçãO MATEMÁTICA – EBRAPEM, 14., Campo Grande, MS. Anais…, 2010. p.01–08.

TIKHOMIROV, O. K. The Psychological Consequences of Computerization. In.: WERTSCH, J. V. The Concept of Activity in Soviet Psychology. Tradução de: James V. Wertsch. New York: M. E. Sharpe, 1981.

TURKLE, S. O Segundo Eu: os computadores e o espírito humano. Tradução: Manuela Madureira. Lisboa: Editorial Presença, 1989.

. A Vida no Ecrã: a Identidade na Era da Internet. Tradução: Paulo Faria. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 1997.

Downloads

Publicado

01-01-2011

Como Citar

ROSA, M. .; VANINI, L. .; SEIDEL, D. J. . Produção do Conhecimento Matemático Online: a resolução de um problema com o Ciberespaço. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 58, p. 89–113, 2011. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2011.290. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/290. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos