Tangram: por que não se pode construir um quadrado utilizando exatamente 6 de suas peças?

Autores

  • José Antonio Novaes Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
  • Celso Marques da Silva Junior Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro
  • André Monteiro Novaes Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.29

Palavras-chave:

Áreas, Álgebra, Jogos matemáticos, Radicais, Geometria

Resumo

O Tangram é um milenar jogo chinês que pode ser utilizado como ferramenta pedagógica para abordagem de diversos temas no Ensino de Matemática como, por exemplo, frações, perímetros, áreas, simetrias e rotações. Neste contexto, um problema que ganha especial destaque é o da construção de quadrados utilizando as peças do Tangram, sem que haja sobreposição destas. Neste trabalho, serão exibidas as soluções possíveis, a menos de simetrias e rotações, quando se utilizam exatamente 1, 2, 3, 4, 5 e 7 de suas peças e será dada especial atenção para a discussão sobre o porquê ser impossível a construção de um quadrado com exatamente 6 peças do Tangram.

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Publicado

01-06-2014

Como Citar

NOVAES, J. A. .; SILVA JUNIOR, C. M. da; MONTEIRO NOVAES, A. . Tangram: por que não se pode construir um quadrado utilizando exatamente 6 de suas peças? . Boletim GEPEM, [S. l.], n. 65, p. 17–27, 2014. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.29. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/29. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos