A elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado e o desenvolvimento profissional na formação inicial de professores de Matemática

Autores

  • Bruno Rodrigo Teixeira Doutorando em Ensino de Ciências e Educação Matemática, UEL
  • Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino Professora, UEL

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2011.289

Palavras-chave:

Educação Matemática, Formação Inicial de Professores de Matemática, Relatório de Estágio Supervisionado, Desenvolvimento Profissional, Comunicação Escrita

Resumo

O objetivo deste artigo é evidenciar aspectos relativos à participação da elaboração do Relatório de Es- tágio Supervisionado na formação inicial de professores de Matemática. Para isso utilizamos narrativas de estudantes do curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública, desencadeadas por meio de uma auto-reflexão orientada por entrevista e questionário. O Relatório de Estágio Supervisiona- do foi considerado, neste contexto, como um importante instrumento de promoção do desenvolvimento profissional de futuros professores de Matemática, na medida em que sua elaboração fomenta reflexões e avaliações acerca de elementos da prática docente vivenciada durante o Estágio, oportuniza o registro de informações que podem  contribuir para a formação inicial de professores de Matemática e, permite desenvolver uma escrita discursiva acerca da Matemática e de situações que envolvem os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática.

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Publicado

01-01-2011

Como Citar

TEIXEIRA, B. R. .; COSTA TRINDADE CYRINO, M. C. de . A elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado e o desenvolvimento profissional na formação inicial de professores de Matemática. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 58, p. 71–88, 2011. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2011.289. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/289. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos