As Equações Diofantinas Lineares e o novo Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2011.288Palavras-chave:
Matemática Discreta, Teoria Elementar dos Números, Equações Diofantinas Lineares., Análise EpistemológicaResumo
Este artigo apresenta a relevância na utilização de situações-problema ambientadas no tema das Equa- ções Diofantinas Lineares, cuja análise epistemológica se constitui em recurso didático que possibilita explorar, contrapor e entender a importância e os limites da utilização de diferentes estratégias de reso- lução, valorizando aspectos fundamentais da Teoria Elementar dos Números e que permite melhor com- preender o potencial desta área para enriquecer o universo do ensino de Matemática no ciclo básico.
Referências
PUERI DOMUS ESCOLAS ASSOCIADAS. Matemática (7ª série). São Paulo,Unidade 5, p. 224–229, 2005.
RENIZA. Coletânea de Problemas. Disponível em: <http://www.reniza.com/ma- tematica/ diofantina>. Acesso em: 15 mai. 2006.
RESENDE, M. R. Re-significando a Disciplina Teoria dos Números na For- mação do Professor de Matemática na Licenciatura. 2007. 281 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
REVISTA DA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO ESTADO DE GOIÁS. Co- letâneas de Problemas. Goiás: Universidade Federal de Goiás, n. 4, abr.2003.
ROCQUE, G.; PITOMBEIRA, J. B. Uma equação diofantina e suas resoluções. Revista do Professor de Matemática, São Paulo, v. 19, p. 39–47, 1991.
SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. Matemática: Ensino Médio. 3. ed. São Paulo: Editora Saraiva, v.1, 2003.
STIGLITIZ, J. E.; WALSH, C. E. Introdução à Microeconomia. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2003.
UNIVERSIDADE DE MINHO. Equações Diofantinas. Portugal, 2003. Cap. 2.Disponível em: <http://www.math.uminho.pt/…/outros/2003_Capitulo2>. Acesso em: 12 jul. 2006.