Conhecimentos Mobilizados por Estudantes do Curso de Matemática sobre o Conceito de Grupo
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2011.287Palavras-chave:
Educação Matemática, Grupos, Ensino Superior, Reificação, OperacionalResumo
Apresentamos neste trabalho os resultados de uma pesquisa que investigou quais conhecimentos sobre o conceito de grupo são mobilizados por estudantes que já cursaram disciplinas de conteúdos algébri- cos, na resolução de um conjunto de questões. Estudantes da terceira e quarta séries de um Curso de Licenciatura em Matemática resolveram problemas envolvendo grupos e seus registros escritos foram analisados segundo as concepções e fases apontadas por Sfard (1991).
Referências
MILIES, F. C. P. Uma breve introdução à história da teoria de grupo. In: XII ESCOLA DE ÁLGEBRA, Diamantina. Anais da XII Escola de Álgebra. Diamantina: Sociedade Brasileira de Matemática, 1992.
PIAGET, J. A epistemologia genética; sabedoria e ilusões da filosofia; problemas de psicologia genética. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
SFARD, A. On the dual nature of mathematical conceptions: reflections on process and objects as different sides for the same coin. Educational Studies in Mathematics, Netherlands, v. 22, p.1–36, 1991.
TALL, D. Advanced mathematical thinking. United Kingdom: Kluwer Academic Publisher, 2002.