Conhecimentos Mobilizados por Estudantes do Curso de Matemática sobre o Conceito de Grupo

Autores

  • Christian James de Castro Bussmann Professor, UENP/Campus Luiz Meneghel
  • Angela Marta Pereira das Dores Savioli Professora, UEL

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2011.287

Palavras-chave:

Educação Matemática, Grupos, Ensino Superior, Reificação, Operacional

Resumo

Apresentamos neste trabalho os resultados de uma pesquisa que investigou quais conhecimentos sobre o conceito de grupo são mobilizados por estudantes que já cursaram disciplinas de conteúdos algébri- cos, na resolução de um conjunto de questões. Estudantes da terceira e quarta séries de um Curso de Licenciatura em Matemática resolveram problemas envolvendo grupos e seus registros escritos foram analisados segundo as concepções e fases apontadas por Sfard (1991).

Referências

MILIES, F. C. P. Uma breve introdução à história da teoria de grupo. In: XII ESCOLA DE ÁLGEBRA, Diamantina. Anais da XII Escola de Álgebra. Diamantina: Sociedade Brasileira de Matemática, 1992.

PIAGET, J. A epistemologia genética; sabedoria e ilusões da filosofia; problemas de psicologia genética. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

SFARD, A. On the dual nature of mathematical conceptions: reflections on process and objects as different sides for the same coin. Educational Studies in Mathematics, Netherlands, v. 22, p.1–36, 1991.

TALL, D. Advanced mathematical thinking. United Kingdom: Kluwer Academic Publisher, 2002.

Downloads

Publicado

01-01-2011

Como Citar

CASTRO BUSSMANN , C. J. de; PEREIRA DAS DORES SAVIOLI, A. M. . Conhecimentos Mobilizados por Estudantes do Curso de Matemática sobre o Conceito de Grupo. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 58, p. 33–49, 2011. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2011.287. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/287. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos