Alguns aspectos históricos da álgebra e suas relações com o ensino na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2011.286Palavras-chave:
Relações entre História e Ensino da Álgebra, Estágios da Linguagem Algébrica, Estágios Conceituais da ÁlgebraResumo
Considerando a relevância do ensino da álgebra na educação básica e as possibilidades de contribuição do conhecimento histórico para a formação dos professores, o artigo focaliza dois conjuntos de estágios propostos por historiadores da matemática para o desenvolvimento da álgebra. O primeiro conjunto refe- re-se à expressão das ideias algébricas nas fases retórica, sincopada e simbólica. O segundo conjunto diz respeito à ocorrência de quatro fases conceituais para a álgebra: a geométrica, na qual a maior parte dos conceitos são geométricos; a estática de resolução de equações, na qual o objetivo é encontrar números que satisfaçam a certas relações; a fase dinâmica da função, em que o movimento parece ser uma ideia subjacente; a fase abstrata, em que a estrutura é o objetivo. Argumenta-se em favor da consideração de ambos os conjuntos de estágios para uma reflexão acerca do ensino da álgebra na escola básica.
Referências
PUIG, L. Componentes de uma historia del álgebra. El texto de al-Khwârismî res- taurado. In: HITT, F. (ed.). Investigaciones em matemática educativa II. México, D. F.: 1998. Grupo Editorial Iberoamérica, p. 109–131.
PUIG, L. History of algebraic ideas and research on educational algebra. In M. Niss (Ed.) Proceedings of the Tenth International Congress on Mathematical Education. CD-version. Roskilde: IMFUFA, Department of Science, Systems and Models, Roskilde University, 2008. Disponível em http://www.uv.es/ puigl/textos.htm. Acesso em 17 jun. 2011.
PUIG, L.; ROJANO, T. The history of algebra in mathematics education. In: STA- CEY, K.; CHICK, H.; and KENDAL, M. (eds.). The Future of the Teaching and Learning of Algebra. Boston: Kluwer, 2004, p. 189–223.
REIS, A.; REIS, L. Curso Elementar de Mathematica – Theorico, pratico e appli- cado. Aritmética. Cálculo dos valores. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional,1892.
REIS, A. Curso Elementar de Matemática. II. Álgebra (Cálculo das Formações Diretas). 2ª ed. 2 v. Rio de Janeiro/Paris: Garnier, 1914.
SCHUBRING, G. Conceptions for relating the evolution of mathematical concepts to mathematics learning: epistemology, history and semiotics intersecting. Educational Studies in Mathematics. Published online: 08 March 2011. Disponível em www.springerlink.com. Acesso em 23 março 2011.
STACEY, K; CHICK, H.; KENDAL, M. (Eds.). The Future of the Teaching and the Learning of Algebra. Boston: Kluwer, 2004.