Alguns aspectos históricos da álgebra e suas relações com o ensino na Educação Básica

Autores

  • Maria Laura Magalhães Gomes Departamento de Matemática e Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMG

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2011.286

Palavras-chave:

Relações entre História e Ensino da Álgebra, Estágios da Linguagem Algébrica, Estágios Conceituais da Álgebra

Resumo

Considerando a relevância do ensino da álgebra na educação básica e as possibilidades de contribuição do conhecimento histórico para a formação dos professores, o artigo focaliza dois conjuntos de estágios propostos por historiadores da matemática para o desenvolvimento da álgebra. O primeiro conjunto refe- re-se à expressão das ideias algébricas nas fases retórica, sincopada e simbólica. O segundo conjunto diz respeito à ocorrência de quatro fases conceituais para a álgebra: a geométrica, na qual a maior parte dos conceitos são geométricos; a estática de resolução de equações, na qual o objetivo é encontrar números que satisfaçam a certas relações; a fase dinâmica da função, em que o movimento parece ser uma ideia subjacente; a fase abstrata, em que a estrutura é o objetivo. Argumenta-se em favor da consideração de ambos os conjuntos de estágios para uma reflexão acerca do ensino da álgebra na escola básica.

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Publicado

01-01-2011

Como Citar

MAGALHÃES GOMES, M. L. Alguns aspectos históricos da álgebra e suas relações com o ensino na Educação Básica. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 58, p. 15–31, 2011. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2011.286. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/286. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos