Ensino da matemática com textos infantis: a apropriação do conhecimento e a receptividade dos alunos

Autores

  • Ana Paula Gestoso de Souza Professora, PPGE – UFSCar
  • Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira Professora, DTTP-UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2011.282

Palavras-chave:

Matemática, Histórias infantis, Práticas pedagógicas, Ensino e aprendizagem

Resumo

Neste artigo relatamos como procuramos investigar as maneiras com que os alunos de 4ª série do Ensino Fundamental se apropriaram dos conteúdos específicos e sua receptividade diante da proposta de arti- cular matemática e histórias infantis. Constatamos que vários alunos foram receptivos ao trabalho pro- posto e agiram como sujeitos ativos, colocando-se em atividade. Também identificamos a importância do uso de materiais manipuláveis para a aprendizagem, pois, a partir desse tipo de material, os alunos elaboraram seus pensamentos, criaram e testaram hipóteses e estratégias, envolvendo-se num processo de compreensão dos conteúdos abordados.

Referências

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Publicado

01-06-2011

Como Citar

GESTOSO DE SOUZA , A. P. .; MORAES ANUNCIATO DE OLIVEIRA, R. M. . Ensino da matemática com textos infantis: a apropriação do conhecimento e a receptividade dos alunos. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 59, p. 125–132, 2011. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2011.282. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/282. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Relato(s) de Experiência