Ensino da matemática com textos infantis: a apropriação do conhecimento e a receptividade dos alunos

Autores

  • Ana Paula Gestoso de Souza Professora, PPGE – UFSCar
  • Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira Professora, DTTP-UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2011.282

Palavras-chave:

Matemática, Histórias infantis, Práticas pedagógicas, Ensino e aprendizagem

Resumo

Neste artigo relatamos como procuramos investigar as maneiras com que os alunos de 4ª série do Ensino Fundamental se apropriaram dos conteúdos específicos e sua receptividade diante da proposta de arti- cular matemática e histórias infantis. Constatamos que vários alunos foram receptivos ao trabalho pro- posto e agiram como sujeitos ativos, colocando-se em atividade. Também identificamos a importância do uso de materiais manipuláveis para a aprendizagem, pois, a partir desse tipo de material, os alunos elaboraram seus pensamentos, criaram e testaram hipóteses e estratégias, envolvendo-se num processo de compreensão dos conteúdos abordados.

Referências

MACHADO, N. J. O pirulito do pato. São Paulo: Scipione, 1990. Sem paginação.

MACHADO, N. J. Matemática e língua materna: a análise de uma impregnação mútua. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001. 169 p.

MATOS, J. M.; SERRAZINA, M. de L. Didáctica da matemática. Lisboa: Uni- versidade Aberta, 1996. 294 p.

ROMANATTO, M. C. Número racional: relações necessárias a sua compreensão. 1997. 158p. Tese (Doutorado em Educação) –Faculdade de Educação, Uni- versidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997.

SILVA, A. C. Matemática e literatura infantil: um estudo sobre a formação do conceito de multiplicação. 2003. 189f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2003.

WELCHMAN-TISCHER, R. How to use children’s literature to teach mathe- matics. Reston: NCTM, 1992. 75 p.

Downloads

Publicado

01-06-2011

Como Citar

GESTOSO DE SOUZA , A. P. .; MORAES ANUNCIATO DE OLIVEIRA, R. M. . Ensino da matemática com textos infantis: a apropriação do conhecimento e a receptividade dos alunos. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 59, p. 125–132, 2011. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2011.282. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/282. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relato(s) de Experiência