O ensino de matemática e o tratamento das informações na educação de jovens e adultos

Autores

  • Ana Maria Severiano de Paiva Professora, USS (Vassouras, RJ)
  • Ilydio Pereira de Sá Doutor em Educação Matemática,UNIBAN/SP

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2011.281

Palavras-chave:

Educação Matemática, Etnomatemática, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

Este relato apresenta reflexões e atividades relacionadas ao ensino da matemática em classes de educa- ção de jovens e adultos (EJA). Partimos de considerações sobre a prática docente articulada à necessida- de de conhecer quem são os sujeitos. Apresentamos atividades da área do tratamento da informação para demonstrar o quanto é importante investigar a matemática da vida cotidiana, quando os alunos trazem para  o  espaço  escolarizado  a  bagagem  matemática  apreendida  de  suas  próprias  práticas  sociais.  Os “saberes de experiência feitos”, considerados no processo de ensino e aprendizagem sob a perspectiva da Etnomatemática, tornam-se exigência para aqueles educadores matemáticos que buscam inserir em seu fazer docente o grande desafio da educação de jovens e adultos: construir uma educação pautada na dimensão humana.

Referências

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais, 1998. Disponível em <http://www.mec.gov.br/> BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais para Educação de Jovens e Adultos.2002. Disponível em <http://www.mec.gov.br/>

CARRAHER, T. CARRAHER, D. SCHLIEMANN, A. L. Na vida dez, na escola zero. São Paulo: Cortez, 2003.

CARVALHO, D. L. A educação matemática dos jovens e adultos nas séries ini- ciais do ensino básico. Alfabetização e Cidadania, São Paulo: RAAAB, n.6, p. 11-24, dez. 1997.

D´AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade.Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

SÁ, P. A magia da matemática: atividades investigativas, curiosidades e histórias da matemática. Rio de Janeiro. 3ª Ed. Ciência Moderna: 2010.

Downloads

Publicado

01-06-2011

Como Citar

SEVERIANO DE PAIVA , A. M. .; PEREIRA DE SÁ, I. . O ensino de matemática e o tratamento das informações na educação de jovens e adultos. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 59, p. 115–124, 2011. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2011.281. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/281. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relato(s) de Experiência