O ensino de matemática e o tratamento das informações na educação de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2011.281Palavras-chave:
Educação Matemática, Etnomatemática, Educação de Jovens e AdultosResumo
Este relato apresenta reflexões e atividades relacionadas ao ensino da matemática em classes de educa- ção de jovens e adultos (EJA). Partimos de considerações sobre a prática docente articulada à necessida- de de conhecer quem são os sujeitos. Apresentamos atividades da área do tratamento da informação para demonstrar o quanto é importante investigar a matemática da vida cotidiana, quando os alunos trazem para o espaço escolarizado a bagagem matemática apreendida de suas próprias práticas sociais. Os “saberes de experiência feitos”, considerados no processo de ensino e aprendizagem sob a perspectiva da Etnomatemática, tornam-se exigência para aqueles educadores matemáticos que buscam inserir em seu fazer docente o grande desafio da educação de jovens e adultos: construir uma educação pautada na dimensão humana.
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