Os registros de representação semiótica no estudo da circunferência com enfoque na geometria analítica

Autores

  • Joseide Justin Dallemole Doutoranda do PPGECIM – ULBRA – Canoas-RS
  • Claudia Lisete Oliveira Groenwald Professora, ULBRA-Canoas-RS
  • Lorenzo Moreno Ruiz Professor, Universidade de La Laguna,Tenerife-ES

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2011.280

Palavras-chave:

Ensino e Aprendizagem, Registros de Representação Semiótica, Geometria Analítica, Tecnologias de Informação e Comunicação

Resumo

Apresenta-se, neste trabalho, o cenário virtual implementado no sistema Sistema Integrado de Ensino e Aprendizagem (SIENA) e os resultados referentes aos conceitos de Circunferência, da investigação com Geometria Analítica fundamentado nos Registros de Representação Semiótica. Visou investigar as dificuldades de 10 alunos de Licenciatura em Matemática da Universidade Luterana do Brasil na conversão dos Registros de Representação Semiótica nos conteúdos de Circunferência, bem como as contribuições do SIENA para a identificação dessas dificuldades e na recuperação individualizada deste conteúdo. Adotou-se  a  metodologia  qualitativa,  com  ênfase  no  estudo  de  caso.  Constatou-se  que  os alunos possuem dificuldades nas conversões entre os registros língua natural, algébrico e gráfico.

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Publicado

01-06-2011

Como Citar

DALLEMOLE, J. J.; OLIVEIRA GROENWALD , C. L. .; MORENO RUIZ, L. Os registros de representação semiótica no estudo da circunferência com enfoque na geometria analítica. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 59, p. 95–112, 2011. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2011.280. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/280. Acesso em: 26 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos