Os registros de representação semiótica no estudo da circunferência com enfoque na geometria analítica
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2011.280Palavras-chave:
Ensino e Aprendizagem, Registros de Representação Semiótica, Geometria Analítica, Tecnologias de Informação e ComunicaçãoResumo
Apresenta-se, neste trabalho, o cenário virtual implementado no sistema Sistema Integrado de Ensino e Aprendizagem (SIENA) e os resultados referentes aos conceitos de Circunferência, da investigação com Geometria Analítica fundamentado nos Registros de Representação Semiótica. Visou investigar as dificuldades de 10 alunos de Licenciatura em Matemática da Universidade Luterana do Brasil na conversão dos Registros de Representação Semiótica nos conteúdos de Circunferência, bem como as contribuições do SIENA para a identificação dessas dificuldades e na recuperação individualizada deste conteúdo. Adotou-se a metodologia qualitativa, com ênfase no estudo de caso. Constatou-se que os alunos possuem dificuldades nas conversões entre os registros língua natural, algébrico e gráfico.
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