Materiais manipuláveis para aprender e ensinar geometria

Autores

  • Isabel Vale Professora, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
  • Ana Barbosa Professora, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.28

Palavras-chave:

Materiais Manipuláveis, Geometria, Futuros Professores, Educação Básica

Resumo

A utilização de materiais manipuláveis é sugerida por vários autores como sendo uma mais valia na construção de conceitos matemáticos. Assim o desenvolvimento do pensamento geométrico dos estudantes pode ser mais facilmente conseguido através de tarefas desafiantes que recorram a materiais manipuláveis diversificados. Deste modo é crucial que os (futuros) professores desenvolvam as aptidões necessárias para utilizar materiais na sala de aula, numa perspectiva de ensino e aprendizagem mais dinâmica e desafiadora. Pretende-se neste artigo relatar algumas experiências de sala de aula, baseadas em tarefas geométricas exploradas com recurso a materiais manipuláveis, onde é dada grande ênfase à resolução de problemas e à experimentação, realizadas durante um estudo com futuros professores do ensino básico (3-12 anos). Os resultados mostram que os futuros professores envolveram-se nas tarefas propostas e construíram conhecimento geométrico em relação aos conteúdos abordados através dos materiais manipuláveis.

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Publicado

01-06-2014

Como Citar

VALE, I. .; BARBOSA, A. . Materiais manipuláveis para aprender e ensinar geometria. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 65, p. 3–16, 2014. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2014.28. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/28. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos