As propostas pedagógicas de Euclides Roxo para o ensino da Matemática na escola secundária brasileira

Autores

  • Bruno Alves Dassie Professor, UFF

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2011.279

Palavras-chave:

Euclides  Roxo, Ensino  de  Matemática, Propostas  Pedagógicas, Escola  Secundária, História da Educação Matemática

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar quais foram as propostas pedagógicas de Euclides Roxo para o ensi- no da Matemática na escola secundária brasileira entre as décadas de 1920 e 1940. Iremos descrever as principais categorias utilizadas por ele a partir de sua própria produção. Os artigos publicados no Jornal do Commercio, o livro A matemática na educação secundária, seus livros didáticos e alguns documen- tos do seu arquivo pessoal foram utilizados como fontes para a pesquisa e mostram o quão suas ideias foram significativamente fundamentadas. 

Referências

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Publicado

01-06-2011

Como Citar

ALVES DASSIE , B. . As propostas pedagógicas de Euclides Roxo para o ensino da Matemática na escola secundária brasileira. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 59, p. 81–94, 2011. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2011.279. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/279. Acesso em: 23 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos