Representações em tarefas algébricas no 2.º ano de escolaridade

Autores

  • João Pedro da Ponte Professor catedrático, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
  • Isabel Velez Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2011.278

Palavras-chave:

Representações, Pensamento algébrico, Resolução de problemas, Aprendizagem matemática, Primário

Resumo

Este artigo analisa o modo como dois alunos de 7 anos lidam com representações em 3 tarefas, uma sequência pictórica repetitiva e outra crescente e combinações de objetos. Os resultados mostram que os  alunos  compreendem  os  aspectos  fundamentais  do  sistema  de  representação  de  uma  sequência  e são  capazes  de  o  usar  para  responder  a  questões  sobre  termos  próximos.  Conseguem  também  usar representações que lhes permitem, em certos casos, responder a questões envolvendo termos distan- tes. No entanto, no problema de combinações um dos alunos evidencia usar uma representação sem a compreender. Os resultados sugerem a necessidade dos professores darem uma atenção particular à aprendizagem das representações.

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Publicado

01-06-2011

Como Citar

PONTE, J. P. da .; VELEZ, I. . Representações em tarefas algébricas no 2.º ano de escolaridade. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 59, p. 53–68, 2011. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2011.278. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/278. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos