Modelagem matemática e as discussões técnicas nas interações entre professor e alunos

Autores

  • Jonei Cerqueira Barbosa Universidade Federal da Bahia
  • Jonson Ney Dias da Silva Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2011.277

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Discussões Técnicas, Interação Aluno-Professor, Alunos, Sala de Aula

Resumo

O objetivo do artigo é analisar como os alunos lidam com as sugestões do professor para a produção de discussões técnicas em ambientes de modelagem matemática. Para dar conta deste propósito, dados foram coletados junto a um grupo de alunas matriculadas em um curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública. A natureza da pesquisa é qualitativa e os dados foram coletados através da observação, a qual foi registrada através da filmagem. Os resultados sugere que as discussões técnicas podem levar os alunos a resistirem às sugestões de simplificação oferecidas pelo professor, produzindo um padrão comunicacional dialógico. 

Referências

ADLER, P. A.; Adler, P. Observational techniques. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Handbook of qualitative research. Thousand Oaks: Sage, 1994. cap. 23, p. 377-392.

AGROSINO, M. V. Recontextualizing observation: ethnography, In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Handbook of Qualitative Research, 2. ed., Sage Publications, 2000. p. 729-745.

ARAÚJO, J. L. Modelagem Matemática na Geografia: aparentes contradições. In: Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM, 9., 2007, Belo Horizonte. Anais do IX Encontro Nacional de Educação Matemática. Belo Horizonte : Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM, 2007.

BARBOSA, J. C. Mathematical Modelling in pre-service teacher education. In: MATOS, J. F. et al. (Ed.). Modelling and Mathematics Education ICTMA 9: applications in science and technology. Chichester: Horwood Publishing, 2001. p. 185-194

Downloads

Publicado

01-06-2011

Como Citar

BARBOSA , J. C. .; DIAS DA SILVA , J. N. . Modelagem matemática e as discussões técnicas nas interações entre professor e alunos. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 59, p. 35–51, 2011. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2011.277. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/277. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos