Dificuldades na aprendizagem de cálculo: o que os erros podem informar

Autores

  • Marcelo Cavasotto Professor, PUCRS/Faculdade de Física
  • Lori Viali Professor, UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2011.276

Palavras-chave:

Educação Matemática, Ensino e Aprendizagem de Cálculo, Análise de Avaliações, Análise de Erros, Dificuldades na Aprendizagem de Cálculo

Resumo

Este  artigo  relata  uma  investigação  sobre  as  dificuldades  no  processo  de  aprendizagem  de  Cálculo Diferencial e Integral, para o qual foi adotada a metodologia de Análise de Erros. Tal investigação foi realizada em uma universidade da rede privada e foram analisadas as provas realizadas por estudantes de duas turmas de Cálculo no decorrer do semestre, além de terem sido entrevistados alunos, monito- res e professores da disciplina. Esse estudo permitiu concluir que o maior obstáculo enfrentado pelos educandos não está nos conteúdos específicos do Cálculo, mas sim nos conhecimentos da Matemática básica, estudados nos níveis Fundamental e Médio.

Referências

CURY, H. N. Análise de erros: o que podemos aprender com as respostas dos alunos. Porto Alegre: Autêntica, 2007.

CURY, H. N.; CASSOL, M. Análise de erros em Cálculo: uma pesquisa para embasar mudanças. Acta Scientiae, v. 6, n. 1, p. 27-36, Jan/Jun 2004. DEMO, P. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2005.

DOERING, C. I.; NÁCUL, L. B. C.; DOERING, L.R. Programa pró-cálculo da UFRGS in CURY, H. N. Disciplinas matemáticas em cursos superiores: reflexões, relatos, propostas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. p.201-23.

FREIRE, P.; SCHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

MALTA, I. Linguagem, leitura e matemática. In CURY, H. N. Disciplinas mate- máticas em cursos superiores: reflexões, relatos, propostas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. p 41-62.

SILVA, B. A. Contrato didático. In MACHADO, S. A. D. (org). Educação Mate- mática: uma introdução. São Paulo: EDUC, 1999. p. 43-64.

VASCONCELLOS, C. dos S. Construção do conhecimento em sala de aula. SãoPaulo: Libertad, 2004.

Downloads

Publicado

01-06-2011

Como Citar

CAVASOTTO, M. .; VIALI , L. . Dificuldades na aprendizagem de cálculo: o que os erros podem informar. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 59, p. 15–33, 2011. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2011.276. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/276. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos