Dificuldades na aprendizagem de cálculo: o que os erros podem informar
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2011.276Palavras-chave:
Educação Matemática, Ensino e Aprendizagem de Cálculo, Análise de Avaliações, Análise de Erros, Dificuldades na Aprendizagem de CálculoResumo
Este artigo relata uma investigação sobre as dificuldades no processo de aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral, para o qual foi adotada a metodologia de Análise de Erros. Tal investigação foi realizada em uma universidade da rede privada e foram analisadas as provas realizadas por estudantes de duas turmas de Cálculo no decorrer do semestre, além de terem sido entrevistados alunos, monito- res e professores da disciplina. Esse estudo permitiu concluir que o maior obstáculo enfrentado pelos educandos não está nos conteúdos específicos do Cálculo, mas sim nos conhecimentos da Matemática básica, estudados nos níveis Fundamental e Médio.
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