Estreitando relações entre Matemática, saúde e EJA com o auxílio da tecnologia

Autores

  • Paula Reis de Miranda Doutoranda em Educação pela UFMG
  • Eliane Scheid Gazire Professora do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática - PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2012.272

Palavras-chave:

PROEJA, Matemática, Saúde, Tecnologia, Material Didático

Resumo

Diante da implantação do PROEJA na rede federal de Educação Profissional e Tecnológica, percebeuse a necessidade de averiguar as possibilidades da construção de um material didático para ensino de Matemática para o curso de Agente Comunitário de Saúde, com o objetivo de oferecer ao estudante o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos de forma interdisciplinar, permitindo a formação integral do cidadão. A atividade aqui descrita foi aplicada com caráter exploratório-investigativo, sendo analisada e descrita com o objetivo de instrumentalizar o professor quanto às possibilidades de trabalho com a Matemática e a tecnologia no PROEJA, aproximando seus sujeitos das potencialidades da ferra- menta tecnológica Geogebra.

Referências

HENRIQUES, A. Papel e Lápis x CABRI-GEOMETRE II: o caso do teorema de superfícies lunares. Educação Matemática em Revista. Ano 7, n. 8, junho, 2000.

MOURA, Dante Henrique. Eja: formação técnica integrada ao Ensino Médio. Salto Para o Futuro/Boletim 16. TV Escola, 2006.

MOURA, Dante Henrique; HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento. História do PROE- JA: entre desafios e possibilidades. In: SILVA, Amélia Cristina Reis; BARACHO, Maria das Graças (Org.) Formação de educadores para o PROEJA: Intervir para integrar. Natal: CEFET-RN Editora, 2008. p.17-33.

PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

SILVA, Diva Souza. Educação Matemática Crítica e a perspectiva dialógica de Paulo Freire: tecendo caminhos para a formação de professores. In: ARAÚJO, Jussara de Loiola (Org). Educação Matemática Crítica: reflexões e diálogos. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2007. p.49-59.

Downloads

Publicado

01-01-2012

Como Citar

MIRANDA, P. R. de .; SCHEID GAZIRE, E. . Estreitando relações entre Matemática, saúde e EJA com o auxílio da tecnologia. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 60, p. 165–183, 2012. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2012.272. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/272. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Relato(s) de Experiência