Estreitando relações entre Matemática, saúde e EJA com o auxílio da tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2012.272Palavras-chave:
PROEJA, Matemática, Saúde, Tecnologia, Material DidáticoResumo
Diante da implantação do PROEJA na rede federal de Educação Profissional e Tecnológica, percebeuse a necessidade de averiguar as possibilidades da construção de um material didático para ensino de Matemática para o curso de Agente Comunitário de Saúde, com o objetivo de oferecer ao estudante o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos de forma interdisciplinar, permitindo a formação integral do cidadão. A atividade aqui descrita foi aplicada com caráter exploratório-investigativo, sendo analisada e descrita com o objetivo de instrumentalizar o professor quanto às possibilidades de trabalho com a Matemática e a tecnologia no PROEJA, aproximando seus sujeitos das potencialidades da ferra- menta tecnológica Geogebra.
Referências
HENRIQUES, A. Papel e Lápis x CABRI-GEOMETRE II: o caso do teorema de superfícies lunares. Educação Matemática em Revista. Ano 7, n. 8, junho, 2000.
MOURA, Dante Henrique. Eja: formação técnica integrada ao Ensino Médio. Salto Para o Futuro/Boletim 16. TV Escola, 2006.
MOURA, Dante Henrique; HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento. História do PROE- JA: entre desafios e possibilidades. In: SILVA, Amélia Cristina Reis; BARACHO, Maria das Graças (Org.) Formação de educadores para o PROEJA: Intervir para integrar. Natal: CEFET-RN Editora, 2008. p.17-33.
PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
SILVA, Diva Souza. Educação Matemática Crítica e a perspectiva dialógica de Paulo Freire: tecendo caminhos para a formação de professores. In: ARAÚJO, Jussara de Loiola (Org). Educação Matemática Crítica: reflexões e diálogos. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2007. p.49-59.