A produção de significados e a representação mental na solução de problemas mal-estruturados de matemática
DOI:
https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2012.270Palavras-chave:
Produção de significados, Representação mental, Problemas mal-estruturados, Cognição, Pensamento matemático, Solução de problemasResumo
A representação mental estaria associada ao grau de produção de significados de estudantes? Psicó- logos cognitivistas e educacionais defendem que estudos sobre essas variáveis psicológicas em meio à solução de problemas acrescentariam informações aos resultados estatísticos que carecem de um delineamento dos processos cognitivos usados no desempenho dessas tarefas. O estudo contou com 141 estudantes de Ciência da Computação. Destes, doze foram analisados em suas representações e produções de significados de cinco problemas matemáticos mal-estruturados. Os principais resultados apontaram descolamento entre a representação mental e a produção de significados, seja como estudan- te ingressante ou concluinte. Além disso, reforçou-se que quanto mais evoluídos estiverem os conceitos escolares, maior a chance de sucesso na solução de problemas. A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e a teoria dos Modelos Mentais de Johnson-Laird apoiaram a pesquisa.
Referências
NEWELL, A., SIMON, H. A. Human Problem Solving. New Jersey: PrenticeHall, 1972.
POLYA, G. How to solve it: a new aspect of mathematical method. Princeton: Princeton University Press, 1946.
POWELL, A. B.; FRANCISCO, J. M.; MAHER, C. A. Uma abordagem à análise de dados de vídeo para investigar o desenvolvimento de idéias e raciocínios mate- máticos de estudantes. Bolema, Rio Claro, 21, 17, p.81-140, 2004.
STERNBERG, R. J. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 2000.
STERNBERG, R.J. Representation and process in linear syllogistic reasoning.Journal of Experimental Psychology: General, 109, 119-159, 1980.
TRIOLA, M. F. Introdução à Estatística. Rio de Janeiro: LTC, 1999.