Distribuição Binomial: um experimento de ensino envolvendo relações entre registros de representações semióticas no ambiente R

Autores

  • Pedro Marques Corrêa Neto Mestre, UNIBAN/SP
  • Monica Karrer Professora, UNIBAN/SP
  • Verônica Yumi Kataoka Professora, UNIBAN/SP

DOI:

https://doi.org/10.69906/GEPEM.2176-2988.2012.269

Palavras-chave:

Distribuição Binomial, Registros de Representações Semióticas, Software R, Registro Gráfico, Design Experiment

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre Distribuição Binomial, que consistiu em um experimento de ensino, aplicado a sete alunos de Engenharia, para exploração da relação entre representações com auxílio do software R,  sendo  fundamentado na teoria dos  registros de representações semióticas e elaborado com base na metodologia de Design Experiment. Inicialmente aplicou-se um instrumento para avaliar as con- cepções prévias dos estudantes e, posteriormente, o experimento. Analisando os resultados dessas duas fases, observaram-se avanços nas relações entre as diversas representações e na compreensão da neces- sidade do modelo teórico da Binomial. Espera-se que essa proposta contribua para o ensino deste tópico. 

Referências

COBB, P.; CONFREY,J.; DISESSA, A.; LEHRER,R.; SCHAUBLE, L. Design experiments in education research. Educational Researcher, Washington, v.32, n.1, p. 9-13, 2003.

DALLEMOLE, J.J.; GROENWALD, C.L.O.; RUIZ, L.M. Os registros de repre- sentação semiótica no estudo da circunferência com enfoque na geometria analítica. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, n. 59, p. 95-112, 2011.

DUVAL, R. Basic Issues for Research in Mathematics Education. In: Conference of The International Group for the Psychology of Mathematics Education, 24, 2000, Hiroshima. Proceedings of the 24th PME. Hiroshima: Department of Mathematics Education Hiroshima University, 2000, p. 55-69.

DUVAL, R. A cognitive analysis of problems of comprehension in a learning of ma- thematics. Educational Studies in Mathematics, Springer, n. 61, p. 103-131, 2006.

FIGUEIREDO, A. C. Probabilidade Condicional: um enfoque de seu ensinoaprendizagem. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática)- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.

Downloads

Publicado

01-01-2012

Como Citar

CORRÊA NETO , P. M. .; KARRER , M. .; YUMI KATAOKA , V. Distribuição Binomial: um experimento de ensino envolvendo relações entre registros de representações semióticas no ambiente R. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 60, p. 109–127, 2012. DOI: 10.69906/GEPEM.2176-2988.2012.269. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/269. Acesso em: 18 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos